sexta-feira, maio 30, 2008

Cozinhando insetos


Todo mundo que acessa o Blog do Adeodato sabe que adoro comer e cozinhar. Sempre estou acessando novas fontes, seja revistas ou sites na WEB.

Vejam só o que encontrei no Ursi's Blog: o video COMO COZINHAR UM INSETO

Assista e saiba tudo.

Na verdade são 12.000 barris por dia

Para minha grata surpresa, Paulo Monteiro, de Santos-SP, me esceveu para comemorar conosco e corrigir de forma valiosa, minha informação no post Será?, sobre a nova descoberta da Petrobrás na Bacia de Santos. Eu informei que seriam processados 2.000 barris por dia, mas na verdade são 12.000.

Eis a mensagem de Paulo:

" Vicente, boa tarde !

Na real, são 12.000 barris ao dia.

Eu moro em Santos, e tenho a perspectiva de que, daqui a pelo menos 3 anos, isto vai virar uma São Paulo com praia ...

Aqui, estão discutindo a cessão de uma área gigante, para a construção de 2 torres de escritórios da Petrobrás. Está apenas pendente a questão da venda ou cessão, visto que se trata de área pública."


Obrigado Paulo. Abraços e parabens a você, sua familia, seus amigos, a todo o Povo de Santos e ao Brasil por essa descoberta.

As 100 melhores músicas com guitarra


A revista americana "Rolling Stone" fez uma lista das "100 melhores músicas com guitarra" de todos os tempos.

As músicas escolhidas têm todos os ingredientes para o bom e velho rock 'n' roll, que segundo a publicação são: "um riff irresistível, um solo que te leva às alturas toda vez que você o ouve e uma melodia que faz você ouvir a música várias e várias vezes".

A "Rolling Stone" afirma ainda que todas as canções escolhidas têm "apetite, fúria, desespero, felicidade, tudo ao mesmo tempo em seus acordes".


Eis os 20 primeiros da lista:

1- "Johnny B. Goode" - Chuck Berry (1958)
2- "Purple haze" - The Jimi Hendrix Experience (1967)
3- "Crossroads" - Cream (1968)
4- "You really got me" - The Kinks (1964)
5- "Brown sugar" - The Rolling Stones (1971)
6- "Eruption" - Van Halen (1978)
7- "While my guitar gently weeps" - The Beatles (1968)
8- "Stairway to heaven" - Led Zeppelin (1971)
9- "Statesboro blues" - The Allman Brothers Band (1971)
10- "Smells like teen spirit" - Nirvana (1991)
11- "Whole lotta love" - Led Zeppelin (1969)
12- "Voodoo child (Slight return)" - The Jimi Hendrix Experience (1968)
13- "Layla" - Derek and the Dominos (1970)
14- "Born to run" - Bruce Springsteen (1975)
15- "My generation" - The Who (1965)
16- "Cowgirl in the Sand" - Neil Young with Crazy Horse (1969)
17- "Black Sabbath" - Black Sabbath (1970)
18- "Blitzkrieg Bop" - Ramones (1976)
19- "Purple Rain" - Prince and the Revolution (1984)
20- "People Get Ready" - The Impressions (1965)

Confira a lista completa aqui


Fonte: Yahoo


Que maldade!

(Clique na imagem para ampliar)

A Amazônia tem dono. E, com certeza, não somos nós

As discussões sobre o risco de internacionalização da Amazônia são bizantinas. Isso já ocorreu durante a ditadura militar, seja através das empresas estrangeiras que compraram terras, adquiriram autorizações de mineração ou lá se instalaram com apoio do Estado, seja através da subordinação da região ao capital e ao comércio internacional. Isso não mudou com a redemocratização (sic) do país, pelo contrário. A Amazônia cada vez mais vai abaixo para garantir carne, soja e madeira para o exterior e enriquecer o bolso de alguns brasileiros. Pelo menos se fosse para garantir a soberania alimentar dos brasileiros e qualidade de vida dos moradores da região, o diabo ia sorrir com menos dentes à mostra.

Com o ministro Mangabeira Unger e suas idéias, que cada vez mais se mostram alinhadas ao capital transnacional (morando tanto tempo nos EUA, será que ele sabe onde fica Santarém?), à frente dos planos de desenvolvimento sustentável da região, os entreguistas podem ficar tranqüilos. Ao mesmo tempo, camponeses, quilombolas, ribeirinhos, indígenas continuam a ser expulsos para a alegria do "progresso" daqui e de fora.

A Amazônia tem dono. Que, com certeza, não é o povo.


Texto de Leonardo Sakamoto



DISSE TUDO!!


Esse é o meu Brasil!

O professor Valério Mariano dos Santos foi agredido por um ex-aluno no Centro de Ensino Fundamental Nº 04 de Ceilândia, no Distrito Federal. Segundo testemunhas, Laerte Furtado teria dado socos e chutes no professor.

A briga teria iniciado próximo à sala de aula do professor. Em seguida o agressor teria ido até o estacionamento e quebrado o vidro do carro de outro funcionário da escola. Em seguida, teria pulado o muro e fugido.



HOUVE UM TEMPO EM QUE UM PROFESSOR ERA O NORTE EM NOSSAS VIDAS.

ELES GANHAVAM MAIS QUE UM DEPUTADO FEDERAL E ERAM RESPEITADOS COMO UM MESTRE!

HOJE, ELES APANHAM E TEM MEDO DOS ALUNOS.





MAS AFINAL, O QUE É MESMO GRAU DE INVESTIMENTO?


Tá lá no Wikipédia:

O grau de investimento é uma classificação dada a um país a partir de uma avaliação concedida pelas principais agências de notas de crédito, como a Fitch Ratings, a Moody's e a Standard & Poor's. Grosso modo, um país com grau de investimento teria mais chances de honrar seus compromissos financeiros do que outro que não tenha grau de investimento. Vários fatores são levados em conta pelas agências na avaliação dos países, como as reservas internacionais, a dívida governamental, a liberdade de imprensa e a distribuição de renda.

É isso mesmo?

Autosufiência em petroleo, Real forte, liderança energética à vista e agora grau de investimento na Fitch Ratings.

Não entendo de economia, mas entendo que as coisas parecem estar melhorando.

Percebo também que o Brasil está caminhando para a liderança entre os emergentes.


É isso mesmo?






Será?


Ontem a Petrobrás anunciou uma nova descoberta na Bacia de Santos. É petroleo suficiente para processar 2.000 barris por dia.

O Lula em um encontro anunciou que o Brasil pode se tornar o 3º maior produtor de petroleo do mundo.

E pensar que o FHC queria entregar "quase" de graça a Petrobrás...






Esse é o meu Brasil!



MAS AFINAL, O QUE SÃO CÉLULAS-TRONCO?


Tá na Wikipédia:

As células-tronco dos embriões têm ainda a capacidade de se transformar, num processo também conhecido por diferenciação celular, em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue. Devido a essa característica, as células-tronco são importantes, principalmente na aplicação terapêutica, sendo potencialmente úteis em terapias de combate a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, diabetes tipo-1, acidentes vasculares cerebrais, doenças hematológicas, traumas na medula espinhal e nefropatias.

Liberou geral


Por seis a cinco, o Supremo Tribunal Federal liberou a utilização de células-tronco embrionárias para aplicação em pesquisas científicas e terapias.

Agora o Brasil é um dos 26 países em que as pesquisas com células-tronco, são permitidas.

quinta-feira, maio 29, 2008

Só faltava essa!

O imbecil do Alexandre Nardoni, acusado juntamente com a mulher Anna Carolina Jatobá pela morte da pequena Isabella, considera-se injustiçado, graças ao prejulgamento da imprensa. TADINHO!!!

“O governo fez isso para esconder os problemas que estão acontecendo no País”, desabafou Alexandre Nardoni na carceragem do Fórum de Santana, enquanto esperava para ser interrogado.

PRONTO, AGORA O LULA É CULPADO PELA COMOÇÃO QUE O CASO TEVE E DAQUI A POUCO A DEFESA DE ALEXANDRE VAI DIZER QUE O GOVERNO MANDOU MATAR A ISABELLA..

ALEXANDRE, NINGUEM MATARÁ SUA FILHA AQUI NO BRASIL E FICARÁ POR ISSO!! AQUI É UMA TERRA DE GENTE DE BEM E MUITO FAMILIA.

SOMOS LATINOS E EMOTIVOS. MESMO QUE NÃO EXISTISSE GOVERNO, VOCÊ ESTARIA PASSANDO POR ISSO E MERECIDAMENTE.

ALIÁS, A DEFESA DE ALEXANDRE COMETE UMA TRAPALHADA APÓS A OUTRA. ESSA DE CHAMAR ESSE LOUCO DO SANGUINETTI PARA AVALIAR A PERICIA É BRINCADEIRA!!

PF: quadrilha de Garotinho arrecadaria verba ilegal


Tá lá no Terra:


O superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Valdinho Jacinto Caetano, afirmou que o grupo que teria o envolvimento do ex-governador Anthony Garotinho e que seria comandado pelo deputado estadual e ex-chefe da Polícia Civil do Estado, Álvaro Lins (PMDB), cobrava propina para dar cobertura a empresários em atividades ilegais. O dinheiro arrecadado pela suposta organização criminosa seria utilizado no financiamento de campanhas políticas.

Engodo puro

Pense num gato...


Que maldade! -2



Fonte: Kibe Loco

A tortura literalmente nas ruas


O QUE PENSAM OS MORADORES DA RUA SÉRGIO PARANHOS FLEURY

LUIZ MAKLOUF CARVALHO

REVISTA PIAUÍ



O delegado Sérgio Fernando Paranhos Fleury, o torturador mais notório da ditadura militar, é nome de rua em São Carlos, no interior de São Paulo. Saindo da universidade federal, a UFSCar, a via é a primeira da zona urbana. “Ninguém precisa ser carbonário para se horrorizar com essa homenagem”, diz o professor de filosofia Bento Prado Neto, filho de Bento Prado Júnior, falecido professor emérito da universidade, cassado pelo regime no qual Fleury foi peça-chave.

Com duas quadras de asfalto gasto, a rua tem pouco mais de 200 metros. O delegado, que também criou o esquadrão da morte paulistano, nos anos 60, está em duas placas. Deve-se o tributo ao prefeito Antônio Massei, que ocupou o cargo por três vezes e baixou o decreto-lei em maio de 1980, um ano depois de Fleury morrer afogado em Ilhabela, no litoral norte paulista.

Com numeração irregular, a rua Fleury tem quinze imóveis térreos, três dos quais estão fechados, um deles com uma placa de aluguel. Soma pouco mais de vinte moradores, incluídos os universitários que alugam quitinetes em duas repúblicas. Pela lei do município, só a Câmara Municipal pode mudar o seu nome. Para tanto, é obrigatório que 75% dos moradores concordem com a troca.

Lineu Navarro, um ex-trotskista de 50 anos que militou na corrente estudantil Libelu e é formado em história, está no terceiro mandato como vereador do PT. Ele só atentou para o nome da rua no início do ano, quando o professor e escritor Deonísio da Silva publicou na internet um protesto. Navarro promete apresentar em breve um projeto de mudança. “Não será tão fácil quanto parece”, avalia. Em março, entregou uma carta, de porta em porta, com o seguinte texto: “O delegado Fleury foi um dos mais cruéis torturadores que atuaram em São Paulo durante a ditadura militar. Comandava o temido Dops e participava pessoalmente das bárbaras sessões de tortura a presos políticos. Hoje não faz sentido homenagear um torturador que simbolizou um período sombrio da história.”


Leia o texto completo aqui


One eskimO

SHOW!!

Que maldade! - 1

(Clique na imagem para ampliar)

Tudo como antes

As empresas de TV paga continuarão a cobrar pelo ponto extra a partir de segunda-feira (2/6), quando entra em vigor o novo regulamento para o setor, segundo a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA).


O lobby das TV's pagas foi muito mais forte que o apelo dos assinantes. Também, a Globo estava por trás do lobby...

"Retratos da Leitura no Brasil"

Uma pesquisa chanada Retratos da Leitura no Brasil constatou que o brasileiro lê em média, apenas 4,7 livros por ano. De acordo com a pesquisa, somente a leitura de livros indicados pela escola, que também inclui os didáticos, chega a 3,4 livros per capita. A leitura feita por pessoas que não estão mais na escola ficou em 1,3 livros por ano.

O número chega a ser maior em algumas regiões, como o Sul do país, onde foram constatados 5,5 livros lidos por habitantes/ano. Em seguida vem a região sudeste (4,9), o Centro-Oeste (4,5), o Nordeste (4,2) e o Norte (3,9) Os leitores lêem mais nas grandes cidades ( 5,2 livros por habitantes/ano) do que nas pequenas localidades do interior (4,3 em municípios com menos de 10 mil habitantes). A pesquisa também confirma que as mulheres lêem mais que os homens - 5,3 contra 4,1 livros por ano.


O Brasil definitivamente não é um País de leitores!!


Na contramão

O Senado aprovou ontem a Medida Provisória 417, que concede anistia geral para quem tem armas de fogo sem registro. A MP vai na contramão do Estatuto do Desarmamento (que data de 2003 e procura controlar a posse de armas no País). Pelo texto, qualquer pessoa vai poder registrar uma arma, sem pagar nada nem apresentar certidões, até o dia 31 de dezembro. O texto segue para sanção do presidente Lula.

Leia a matéria completa aqui


AFINAL, PRA QUE É QUE SERVE MESMO O SENADO HEIM?




A coisa tá feia no SBT


Deu no O Globo:


Principais estrelas do SBT, os apresentadores Adriane Galisteu, Hebe Camargo, Ratinho e Gugu Liberato estão com um pé fora do canal de Silvio Santos. Todos têm seus contratos terminando até o fim deste ano e já negociam suas transferências para as emissoras concorrentes. A principal queixa deles é a inconstância da programação do SBT, que sofre também falta de investimentos nas atrações, num reflexo da perda do segundo lugar geral de audiência que o canal se vangloriava de ter "desde pequenininho" para a rival Record.


Por mim eles deveriam é ficar fora da televisão. Eu não queria nenhum em minha emissora. São quatro programas que eu não assistiria de jeito nenhum!!!


Nunca, nunca pare atrás de um caminhão

IMPRESSIONANTE

Torta de liquidificador - 2


Lá em casa fazemos muito e de diversas maneiras e com variados recheios. As tortas de liquidificador são assim chamadas porque a massa é toda feita no liquidificador.

Tem uma receita que aprendemos a fazer com uma amiga de Brasilia e que minha esposa faz como ninguem:

Torta completa

Para a massa (use para cada copo de leite, um copo de farinha de trigo e 1 ovo)

Farinha de trigo
Leite
Ovos
3/4 de 1 copo de oleo (pode ser de soja, canola, azeite)
100 grs de queijo parmesão ralado

Para o recheio

Use a imaginação, mas minha esposa faz com esses abaixo:

Queijo (o de sua preferencia) em cubos
Presunto (usamos o suíno ou algum defumado)
Azeitonas pretas e verdes
1 lt de milho verde
Tomates picados
1 linguiça calabresa picada
100 grs de bacon picado

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Verifique a consistencia da massa e adicione mais farinha ou leite confrme o desejado.

Unte um refratário e ponha a metade da massa. Ponha o recheio e depois o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido e deixe assar em fogo médio.

Depois é só se deliciar!!!

OBS: Prove a massa antes de pôr sal. Lembre-se que o recheio já é bastante salgado.


Vai começar uma nova "guerra"

Deu no O Povo:

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, informou nesta quarta-feira (28) que a estatal estuda a construção de mais uma refinaria no país, para aproveitar o grande volume de petróleo que vem sendo descoberto na camada pré-sal, e exportar derivados em lugar do petróleo cru, em razão do maior valor agregado ao produto já refinado.

A Petrobras já tem duas refinarias em processo de construção – a do Pólo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, em parceria com a PDVSA, estatal venezuelana. Está em estudo a construção da Refinaria Premiun na Região Nordeste.

Eu heim!

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira, o deputado estadual Álvaro Lins, ex-chefe da Polícia Civil do governo de Anthony Garotinho.

As equipes da PF estiveram no prédio do deputado, que fica na Rua 5 de Julho, em Copacabana, no começo da manhã, para cumprir um mandado de busca e apreensão.

Não sei se vocês perceberam, mas todo mundo que trabalhou ou prestou serviço para os Garotinho (Anthony e Rosinha), são "enrolados". Eu heim!!!

quarta-feira, maio 28, 2008

Direto de Marte


Curtam as primeiras fotos que a Phoenix Lander mandou pra Terra, direto de Marte:

- Phoenix Beams Dozens of Raw Mars Images

Confira também: Phoenix Section


SHOW!!!

Os ossos são mesmo dos Romanov


"Assim o quero, logo assim deve ser! Esta fórmula manifestava-se em todos os atos daquele débil soberano que fez, unicamente por fraqueza, tudo o que caracterizou seu reinado: o derramamento constante de sangue mais ou menos inocente e, na maioria das vezes, absolutamente desnecessário."

Conde Witte, ministro do Czar de 1892 a 1906


Este foi um dos grandes mistérios do século 20. Nas primeiras horas de 17 de julho de 1918 um pelotão de fuzilamento bolchevique matou o último Czar da Rússia, Nicolau II, juntamente com sua mulher, as quatro filhas e um filho, ainda jovens. Os restos da família foram descobertos em 1991, oficialmente identificados por meio de amostras de DNA, e depois enterrados na catedral de São Petersburgo.

Porém, dois membros da família nunca foram encontrados. Os corpos do herdeiro do czar, o príncipe Alexei, e sua irmã, a princesa Maria, continuavam desaparecidos. Evidências de arquivo sugeriam que seus corpos tinham sido enterrados longe dos outros. Contudo, apesar das diversas escavações feitas numa região frondosa nos arredores de Yekaterinburg, no sul da Rússia, onde tinham sido descobertas as ossadas da família, nada foi encontrado.

No mes passado, Sergei Plotnikov, um construtor de 46 anos, tropeçou num pequeno buraco coberto de urtigas. Plotnikov integrava um grupo amador de estudiosos de história,que passava as semanas livres de verão na busca dos restos desaparecidos dos Romanov. Plotnikov disse sondava uma área cercada por árvores de bétulas quando seu bastão bateu em alguma coisa dura.

"Escutei um rangido", disse. "Isso significa que você tocou ou em carvão ou osso. Meu amigo Leonid e eu começamos a cavar. E então descobrimos as ossadas, primeiro de uma bacia. E depois o fragmento de um esqueleto. De imediato vimos que era de uma criança. Chamamos os arqueólogos, que começaram uma perícia mais técnica. Meu coração saltou de alegria. Imediatamente percebi que este era o tipo de coisa que acontece só uma vez na vida. E me senti satisfeito. Sabia que os jovens Romanov finalmente se uniriam ao resto da família".


Leia a matéria completa aqui


Para saber mais: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1850317-EI8142,00.html


Fonte: Estadão

Lá também tem disso


A privada da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), não está funcionando ou seja, está entupida.

A Nasa pode pedir um serviço para consertar o encanamento quando a nave Discovery visitá-la na próxima semana.

Fonte: Terra

Será?

O FBI anunciou que a Al-Qaeda está prestes a lançar um vídeo em que ameaça o mundo com armas nucleares, informou o jornal italiano La Repubblica. Segundo o porta-voz da Polícia Federal dos Estados Unidos, Richard Kolko, o alerta foi lançado em 1,8 mil escritórios responsáveis pela segurança do país.

Olha, não sei vocês, eu não morro de amores pelos americanos, mas esses imbecis reacionários e radicais dessas organizações terroristas precisam de uma lição definitiva. Os caras são mala pra caramba!!!

R.S.V.P. Afinal o que diabéisso?


Um amigo do trabalho recebeu um convite para um evento que veio escrito a seguinte frase: R.S.V.P. até o dia 01/06/2008. Ele que não sabia o que significava as iniciais R.S.V.P., veio até a mim para perguntar. Confesso que eu também não sabia, apesar de já ter lido em muitos convites.

Então eu fui ao Google e digitei R.S.V.P. e apareceu em primeiro lugar o site Como Tudo Funciona. Pirei!!!

O site simplesmente tem uma base de dados com "quase" tudo o que se quer saber, dividido por áreas. As perguntas mais usadas por lá são: "O que é isso" e "Como Tudo Funciona".

O que me chamou a atenção é que o site permite que se pesquise como funciona e o que é isso de temas atuais como por exemplo as prévias das eleições americanas.

Show!!


terça-feira, maio 27, 2008

Receita de torta salgada - liquidificador - Parte 1

Peguei essa receita no site do Terra e confesso que já fiz dessas tortas dezenas de vezes. Aliás, minha esposa é "expert" nessas tortas de liquidificador. São práticas, fáceis de fazer e maravilhosas. Além disso são versateis e dá pra botar meio mundo de ingredientes.

Vejam a receita do Terra:




Torta de liquidificador


1 xícara de amido de milho
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
1/2 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de queijo ralado
2 xícaras de leite
1 xícara de óleo
3 ovos
recheio
1 cebola
2 tomates sem sementes
1 pimentão
2 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sobremesa) de sal
10 azeitonas picadas
150 g de presunto, chester ou lombo de porco

Modo de Preparo:
Pique a cebola, o pimentão, as azeitonas, o presunto e os tomates. (Não esqueça de retirar todas as sementes dos tomates). Misture bem os ingredientes e acrescente o sal e vinagre do recheio. Reserve. Bata todos os ingredientes da massa no liqüidificador. Unte uma fôrma, despeje 2/3 da massa e cubra com o recheio reservado. Depois, adicione o restante da massa. Leve ao forno 180C por 40 minutos.

Dicas:
Se quiser pode adicionar outros ingredientes ao recheio; frango desfiado ou até bacon frito.

Cafés da manhã pelo mundo

No Restaurante Metropolis de Boston, nos EUA, come-se esta peróla de café da manhã. E de dar agua na boca, literalmente!!



Trata-se de assados de carne de porco (provavelmente pernil), cogumelos salteados (porção generosa), ovos cuidadosamente mexidos e cremosos. Polvilharam com cebolinha cortada, por cima, para dar um charme e o sabor marcante da erva.

Delicia!!!


Outra receita de café da manhã bem simples e deliciosa é essa servida no Richmond Hill Cafe de Richmond, na Columbia Britanica, Canada.




Trata-se da tradicional linguiça (sausage), ovos mexidos e cremosos (temperados com ervas), torradas e espinafre levemente cozidos no vapor.

Maravilhoso e simples!!!

Para que as pessoas saiam de casa para ir ao cinema


Com o desenvolvimento de novos sistemas digitais que diminuíram os custos de realização de longa-metragens em 3D, Hollywood se prepara para a invasão no cinema destes filmes. Até o início de 2009, chegam às telonas "Monsters vs. Aliens", "Bolt", "UP", "Toy story", entre outros.

A gravação estereoscópica, a que é visível através do estereoscópio (tridimensional), deu um empurrãozinho para que os grandes estúdios começassem a apostar nas histórias que saem das telas e tomam todo o cinema.

Os estúdios querem fazer filmes em 3D para que as pessoas saiam de casa para ir ao cinema.


Aqui em Fortaleza a novidade ainda deve demorar um pouco!!


Leia a matéria completa aqui

O que comi nesse fim de semana


Fim de semana passada eu estava doente. Aliás, passei toda a semana doente, portanto não cozinhei nada e nem tive muita vontade de comer.

Apenas uma carne moída com purê de batatas e arroz branco e uma sopinha à noite. Nos intervalos um suco de laranja ou abacaxi com hortelã (retirado de minha própria horta).

Mas para não passar batido esse post (sem uma receita qualquer), eis uma receita que vi em um site (não lembro qual), e que me chamou a atenção pela simplicidade:


Lombo de porco e cenoura no tacho

- lombo de porco;
- cebola;
- cenouras;
- azeite, folha de louro, sal e pimenta;
- Vinho branco
- cebolinho (ou salsa) para decorar.


Numa panela, coloque cebola picada (ou às rodelas, como preferir), cenouras em rodelas, 2 folhas de louro. Por cima coloque o lombo de porco inteiro (se tiver alguma gordura será melhor) e regue com azeite. Salgue e ponha pimenta a gosto. Leve ao fogo e vá sacudindo de tempos a tempos o lombo ou mexendo. Quando estiver quase seco junte um bocadinho de vinho branco. Vire o lombo. Decore com cebolinha ou salsa ou o que preferir, obviamente.

DICA: Ponha 500 ml de molho de tomate de sua preferencia para dar sabor e cor!

Sem data data para serem divulgados

Os dados do desmatamento da Amazônia até abril, que seriam divulgados hoje de acordo com o ministro Carlos Minc, não têm data para serem divulgados. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, responsável pelos números, vai apresentar os dados ao ministro Sérgio Rezende junto com uma discussão sobre como divulgar.

São informações científicas e não políticas, e o Inpe acha que o melhor é divulgar junto com explicações científicas sobre como eles são apurados. Os dados de março por exemplo têm 85% de cobertura de nuvens, são bem diferentes dos números apurados em abril com mais visibilidade.

O diretor do Inpe, Gilberto Câmara, e Sérgio Rezende querem discutir um novo formato de divulgação que não transforme o número numa polêmica política.

Mirian Leitão


Faturando alto


"Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" já faturou 311,1 milhões de dólares ao redor do mundo.

Qual produto baixou de preço com o fim da CPMF?


Deu no O Povo:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem os empresarios brasileiros por não ter reduzido o preço dos produtos com fim da cobrança da CPMF.

Nenhum empresário reduziu o custo dos produtos que vende por conta da CPMF. Quem souber de um produto que caiu de preço porque os empresários retiraram do preço 0,38%, me avisa porque vai merecer um prêmio”, disse Lula.

segunda-feira, maio 26, 2008

José Bonifácio em Nova York


Essa eu não sabia:

Em 1945 a Sexta Avenida em Nova Iorque passou a ser chamada de Avenida das Américas.

O então prefeito de Nova York, Fiorello LaGuardia, teve a idéia de homenagear os líderes americanos, lembrando sempre dos ideais de liberdade e independência. Entre os homenageados, José Bonifácio de Andrada e Silva, homem de estado, professor, cientista e Patriarca da Independência do Brasil.

Quem for por lá e quiser dar uma passadinha na estatua...


Fonte: Garganta de Fogo

Viagem ao Brooklyn Botanic Gardem

Timelapse criado com mais de 3000 fotos digitais, tiradas a cada três minutos entre 18 e 26 de abril desse ano.

Show total!!!!



2008 Cherry Blossom Timelapse at Brooklyn Botanic Garden from Brooklyn Botanic Garden on Vimeo.


Fonte: Café Preto

É assim que se compra cerveja na China

DESCUBRAM COMO É QUE O CHINÊS COMPRA CERVEJA LÁ NA CHINA:


http://yawoot.com/post/417

Imagens a mil


Imagens, imagens e mais imagens. E tudo classificado por interesse.

É no Yawoot!

Quem quiser...

Um dos endereços de internet (domínios) mais disputados do mundo, o America.com, foi a leilão nesta quinta-feira. Especialistas acreditam que o preço de venda supere o atual recorde da internet, registrado pelo leilão de "sex.com", adquirido por US$ 12,5 milhões.

Os interessados têm até o dia 29 de maio para oferecer lances altos, já que a estimativa é que o endereço não seja vendido por menos de um milhão de dólares.


Quem quiser dar algum lance é só acessar o endereço www.sedo.com

O consumo aumentou, mas a educação...

A explosão do consumo no Nordeste é uma realidade indiscutível. A população aumentou seu poder de compra, mas ainda amarga um atraso de quase duas décadas na educação, de acordo com reportagem publicada no jornal "O Globo".

O consumo acelerado em nove estados nordestinos, só perde em volume de compras para o Sudeste. Mas o Nordeste ainda caminha a passos lentos para deixar a lanterna dos rankings nacionais de alfabetização, tempo de escolaridade e expectativa de conclusão do Ensino Fundamental.

Além disso, na região, o percentual de pessoas com mais de 15 anos que não sabem ler chega aos 20,7%, contra 6% no Sudeste e 10,4% na média brasileira. O país já superou esse patamar de um quinto de analfabetos há 17 anos, no Censo de 1991. A parcela de nordestinos que não conseguem compreender um texto, o chamado analfabetismo funcional, atinge 34,4%. E o tempo médio de escolaridade na região é de apenas 6,3 anos, contra 7,8 anos no Sudeste.

Um dos principais obstáculos no caminho para reduzir a desigualdade é o baixo índice de conclusão do Ensino Fundamental. O Nordeste conseguiu reduzir a distância em relação às outras regiões no percentual de crianças matriculadas nas primeiras séries, mas só 38,7% delas conseguem o primeiro diploma sem recorrer a supletivos ou outros programas de aprendizagem acelerada, segundo estimativas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No Sul, o índice chega a 69,1%. Na prática, isso significa que um jovem catarinense tem duas vezes e meia mais chances de se formar do que um sergipano, por exemplo.


Fonte: O Globo



Não se faz mais educação infantil como antigamente



Fonte: Tio Dino & Seus Sobrinhos

Mendes Junior concorrendo 2 vezes

Esse abaixo é um dos 2 contos de Mendes Junior classificados para concorrer ao Prêmio Lima Barreto.


O outro conto selecionado de Mendes Junior é o A Vendedora de Maçãs.


II CONCURSO NACIONAL DE LITERATURA
ARTI- MANHAS


Lima, limeira e um amor para contar

Estou convencido da paixão - tanto que falo em primeira pessoa: sou pós-adolescente, me dou mal em física, nada entendo de música, não fumo cigarro nem erva, e sigo namorando uma limeira (frondosa). Bem, digo também que é uma limeira contida e sensata, não fosse o estranhamento de outrora quando me balancei por uma roseira. Ciúmes? Provavelmente. Mas qual o motivo da roseira na história mais maluca e impertinente que ei de contar para vocês todos, que, feito workaholic, não têm mais tempo de pensar em assunto algum senão do trabalho que há de vir na manhã que ainda não vejo? Tudo escuro, senhores, e estas teclas não cessam de me imperticar a já malfadada vista, que não mais é capaz de dizer quem são vocês - por pouco não os conheço - talvez é possível apenas de vista. Como diria Clarice: a pré-pré-pré-pré-história (acrescentei duas condições) - sou além, ora! Também sou um workaholic e não mais capaz de distinguir o profissional do pessoal - farinha do saco - é tudo a mesma. Mesma o quê? E quanto à roseira? E já notaram como não gosto de ponto de gramática escorreito: escrevo do jeito que me apetece, não sou escritor. E você, gosta de alguma coisa? Eu sim: da minha limeira, não mais da roseira, que apenas entrou para fazer um par, tolos! Dançar um tango (argentino) e nada mais a fazer. Sou do Topo do Pagão, vizinho de terras inodoras, como diria meu velho pai falecido do coração. Enfim, sem delongas, sou cria de gente que num triste dia empunhou um facão para demarcar o ar, que ainda assim foi vendido enganosamente (?) por moeda barata para sabe lá quem - Deus do céu! Não me queixo - ce la vie... Mas é bom que se diga que minha limeira fica no quintal do terreno que me sobrou como único pé para pisar alho num pilão de madeira, deitar em rede mansa e fazer do fim da caça a anchura da satisfação das gentes - falo de mim, que nada sei das respostas da vida e, portanto, serei sempre o fiel escudeiro (quixotesco) desta limeira. Não vim das Índias e tenho vontade de ir para qualquer ilha: da Madeira, do Sal, Canárias, tal como um criminoso daqui sendo degredado alhures, e prometo levar junto do fim da jornada a esperança de permitir minha limeira, uma lima, ou o fundo da terra, que, provavelmente, antes d´eu nascer com o nariz torto, o dedo grande cheio de calo e um nome qualquer envelhecido, já devia ser adorada, amada e beijada. Inveja, minha senhora, meu senhor? Qualquer coisa parecida com o amor e a falta de atração de outrem(ns)? Avise, antes de que seja tarde! Eu, por mim, nasci no interior, gosto de trabalho honesto, cuspo na mentira, aprecio um chamego, sou dado à safadeza sem limite, quando muito sou mulher, às vezes me faço de homem, outras não sou ninguém, nada, coisa nenhuma, um lixo, mas desejo uma lima, desejo algo, sonho com algo, quero algo, ouviram? Imagino esfregando meu corpo na limeira sem espinhos, que corre agora doce pelas fendas da minha vida pueril e pelo lado visceral. Sabe quando se sonha em ser mágico? Quando se quer ser herói? É quando se quer tecer pano com linhas já tra(n)çadas por quem um dia lhe quis bem. Minha primeira namorada não foi o porquinho do Bandeira, não foi uma roseira, não foi uma normalista, não foi uma professora, não foi uma balconista, não foi uma doutora, não foi uma doméstica, não foi uma cunhada, não foi uma telefonista, não foi uma irmã, não foi uma mulher pública, não foi minha mãe, como quer Freud - foi uma linda limeira. Mas até lá meus olhos viram uma pequena coisa despontando a partir da terra, e como tudo foi difícil! - quase como a pedra de Drummond - ou a pedra seria uma alusão à valquíria? - ou a pedra seria a eclosão do nascidiço coração? - ou a pedra seria tão-somente uma pedra - um mineral sólido? Qual nada! Depois vi a chama (ardente) que seguia da lima (gostaram da sinestesia?, mas repito: não sou escritor), que se dependurou no quintal, até tocar o lençol rasgado que recobria em parte meu corpo muito afeito aos anseios do sexo: e eu sentindo o amor da juventude e as portas do mundo sendo descortinadas. Descobri, entretanto, através de uma atuação pífia no inner stage, que poderia muitíssimo bem caminhar sozinho mas em plagas distintas - já quase não havia ninguém para com quem compartilhar o desespero. Mas quem quer saber da tragédia alheia? Desde que carregue a imagem de barro da linda visão sempre ao lado da angústia, eu! Imagino aquilo que procura em mim a lima: você me ama?,claro, você me quer?, claro, você sente o meu perfume?, claro, então me chupa!


Mendes Junior



Quase a mesma coisa!


Deu na Rádio do Ancelmo:


O presidente Lula rebateu hoje as críticas à criação da Unasul, União Sul-Americana de Nações, assinada no final da semana passada em Brasília. A opinião do presidente é que o acordo é prova da mudança na compreensão de que "juntos nós poderemos ser muito mais fortes e soberanos".

Lula comparou a Unasul à União Européia, que conta com moeda única, parlamento unificado e já há alguns anos tenta aprovar a Constituição Européia, com leis que valeriam para todos os 27 países membros.

- Eu fico imaginando sempre a França depois de ser destruída pela Alemanha ou seja, é exatamente 50 anos depois que França e Alemanha se juntam para construir a unidade da União Européia, que está dando certo. E que nós aqui poderemos fazer mais e poderemos fazer melhor - afirmou o presidente em seu programa semanal de rádio.


Olha Lula, Unasul e União Européia são iguaizinhas!! A educação do povo é igual, o ensino é igual, os salários, a economia. Tudo igual!! Só muda mesmo o nome.


Maconha medicinal vira febre nos EUA


Tá lá no O Globo:

É fim de semana, centenas de pedestres passam pela charmosa Venice Beach, em Los Angeles. Uma mulher atrai a atenção de turistas e moradores da cidade gritando: 'Você tem alguma dor crônica, enxaqueca, problema de coluna ou outros distúrbios? O médico está no segundo andar para te atender'. A moça entrega folhetos e cerca de 10 pessoas param para perguntar sobre a especialidade do tal doutor. Ela então explica que trata-se de um consultório especializado em maconha medicinal. Aquele é apenas um entre centenas de lugares no estado da Califórnia habilitados para vender a droga.

Os centros, que funcionam como uma espécie de farmácia, são conhecidos como "pot clubs" (clube da maconha). Cidades como Los Angeles e São Francisco possuem até redes desses fornecedores, como os famosos Green Cross e Cannabis Club, vencedor de prêmio de controle de qualidade em 2008. Nesses clubes, o paciente é tratado como um sócio, portando carteirinha e tendo benefícios como serviço de manobrista. Ao todo, 12 estados americanos já aprovaram a lei, mas apenas a Califórnia permite tais farmácias.

Muitos andam aproveitando a brecha na lei californiana para conseguir o privilégio de fumar maconha legalmente, sem correr o risco de ser preso por portar a droga.


Leia a matéria completa aqui


Celebridades quando comem...



Na hora de matar a fome, todo mundo é igual.

Pode ser uma pessoa comum ou uma celebridade, na hora de botar o "sanduba" ou a fatia de pizza na boca, tem de abri-la mesmo e perder um pouquinho a classe.

Quer ver? Então acesse: Celebrities Eating


Plant Cultures


Explorando plantas e pessoas.

É no Plant Cultures


É show!!

Pousou...


Depois de uma viagem de 675 milhões de quilômetros, percorridos em quase 10 meses, a sonda espacial Fênix (Phoenix) pousou com segurança no pólo norte de Marte.

O primeiro sinal enviado pela sonda, indicando que seus painéis solares haviam sido abertos corretamente, chegou ao centro de controle da NASA às 20:53:33 hs, no horário de Brasília.

Havia uma tensão acima do normal entre cientistas e engenheiros responsáveis pela missão porque menos da metade das missões projetadas para pousar em Marte tiveram sucesso até hoje.

Laboratório espacial

A sonda espacial Fênix é um verdadeiro laboratório espacial. Ela coletará amostras do solo marciano, que serão colocadas sob dois tipos de microscópios e analisadas à distância pelos cientistas.

Já acostumados com as tradicionais imagens das paisagens marcianas, esta será a primeira vez que os cientistas poderão observar a composição das rochas, do solo e até da poeira marcianas em imagens microscópicas.

Imagens e análises químicas

Os grãos do solo e do subsolo marciano serão capturados por um braço robótico, equipado com uma espécie de furadeira, capaz também de coletar amostras. O braço robótico colocará as amostras coletadas sobre placas de silício, de onde elas serão analisadas por um microscópio óptico e por um microscópio de força atômica.

Com isto, além das imagens de maior resolução que já se obteve de outro planeta, os cientistas contarão também com análises químicas das amostras.

Vida em Marte

Além de obter informações sobre o clima polar de Marte e sobre a interação entre sua atmosfera e sua superfície, espera-se que a Fênix possa dar informações suficientes para se concluir se Marte já teve algum tipo de vida no passado.

A missão da sonda Phoenix está prevista para durar três meses, que poderão facilmente ser estendidos para cinco. Depois disso, prevê-se que o outono marciano impeça a chegada de luz do Sol suficiente para que seus painéis solares gerem energia suficiente para seu funcionamento.


Fonte: Inovação Tecnológica


Planeta Vermelho


A sonda espacial Phoenix, que pousou em Marte no domingo, enviou à Nasa, a agência espacial americana, as primeiras fotos da missão, que registram uma área inexplorada do Planeta Vermelho: a planície ártica.

A nave pousou no extremo norte de Marte depois de viajar mais de 680 milhões de quilômetros. O principal objetivo da missão é explorar o solo marciano para detectar possíveis depósitos de gelo e descobrir se o planeta seria capaz de abrigar formas de vida.

As imagens enviadas pela sonda mostram o sucesso do pouso e confirmam que os painéis solares da nave, responsáveis pela energia da nave, se desdobraram conforme planejado pela equipe responsável pela missão.

Será?


Deu no Estadão:


O nome do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, é parte do “Organograma da Organização Criminosa - ‘Esquema BNDES’”, registrado na página 97 do Relatório de Inteligência Policial 11 da Operação Santa Tereza - peça que analisa os documentos recolhidos pelos federais e relacionados ao suposto desvio de verbas do BNDES. Para a PF, Paulinho teria recebido cheque de R$ 18.397,50 relativo ao primeiro desembolso do banco para a Prefeitura de Praia Grande (SP) e outra ordem de pagamento de R$ 82.162,93, referente a empréstimo às Lojas Marisa.

Nenhum resultado prático


Passado exatamente um ano do escândalo envolvendo o então Presidente do Senado Renan Calheiros, nada mudou.

Renan teve seis representações - cinco arquivadas e uma nunca levada ao Conselho de Ética. O inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto, que tramita em segredo de Justiça, ainda não teve resultados práticos.

segunda-feira, maio 19, 2008

Cafés da manhã pelo mundo


Deve ser delicioso esse café da manhã, mas o preço...

Omelete de lagosta com pimenta doce moída na hora de servir, cogumelos salteados, espinafre, carne de carangueijo e tudo regado com molho holandês e queijo provolone ralado por cima. Huuummmm!!

Dá pra fazer em casa ou ir em Marshfield no Maine, Estados Unidos para comer essa delicia.


E já que o preço do prato não é o problema, que tal essa outra receita abaixo:




Uma posta de salmão frita, uma salsicha assada, lindos tomates assados. Tudo regado por uma salsa especial da casa

Delicia pura que você pode pedir no restaurante The Galleon em Boston, nos Estados Unidos.

quinta-feira, maio 15, 2008

Mudança em boa hora


Deu no O Povo:
A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 14, projeto de lei que altera o funcionamento do Tribunal do Júri, responsável pelos julgamentos de assassinatos, e, caso sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva , terá impacto no caso da morte da menina Isabella Nardoni, tornando mais rápido todo o processo.


O projeto também acaba com o segundo julgamento automático para o condenado com pena superior a 20 anos de prisão. A proposta, aprovada em votação simbólica e por acordo, reduz o número de audiência de instrução para a inquirição de testemunhas e produção de provas, por exemplo, de quatro para apenas uma.


A decisão se for sancionada pelo Presidente Lula, já vai influir no julgamento dos Nardoni e assim conheceremos os culpados e suas penas, bem mais rápido que de costume!

E agora heim?


A recente demissão da Ministra Marina Silva está deixando o mundo em polvorosa.


O mundo todo tá achando que agora o desmatamento da Amazonia vai atingir níveis criticos. Há até os que acham que o Governo Federal está incentivando isso e com a Ex-Ministra fora do jogo...


Cuidado com o nosso leite!

A Polícia Federal realizou uma operação em cinco Estados para desmontar uma quadrilha suspeita de falsificar leite.

Sete pessoas foram presas em cidades da Paraíba, Pernambuco, Bahia, Ceará e Santa Catarina.

quarta-feira, maio 14, 2008

Quem não compartilha conteúdo na rede é egoísta, amargo e solitário



Quem não compartilha conteúdo na rede é egoísta, amargo e solitário




Desde o ano passado, Paulo Coelho mantém o blog Pirate Coelho, no qual disponibiliza links para downloads gratuitos de seus livros.



Meio óbvio, mas, na época do lançamento do blog, feito por conta própria, disse para a imprensa que era a melhor forma de tornar os seus textos conhecidos para milhares de pessoas em todo o mundo.



“Desde o início dos tempos, os seres humanos têm a necessidade de compartilhar - da comida à arte. Compartilhar faz parte da condição humana. Uma pessoa que não compartilha não é somente egoísta, mas amarga e solitária”, disse Paulo Coelho.




Infobrasil 2008. Estou lá!


Com novo formato, agregando feira, congresso tecnológico, palestras, talk-shows e mesas redondas, começa hoje e vai até sexta-feira que vem (dia 16/05) a INFOBRASIL 2008, no Centro de Negócios do Sebrae-CE, em Fortaleza.


Como expositor, estarei lá durante os 3 dias de evento, portanto deverei voltar as atividades normais do blog, somente na segunda-feira, dia 19.


Evidente que deverei estar postanto meio que devagar e na medida do possível, já que estarei assistindo à palestras diversas.
Conto para vocês as novidades que valem a pena citar, brevemente.
Até lá!!!

terça-feira, maio 13, 2008

O que eu comi nesse fim de semana

Nesse fim de semana (das Mães), muita comida foi consumida por mim e pelos meus.

Apesar de minha querida mãe morar fora de Fortaleza, tenho minha sogra que por incrível que pareça, é quase uma mãe pra mim. Só que não fiz nada na cozinha, Só comi!!

Comi no sabado um baião de dois que minha esposa fez no capricho, do jeito que ela sabe fazer, como bastante linguiça, bacon e carne de charque. Um bom queijo em cubos derretendo na hora de servir e um cheiro verde (coentro e cebolinha) picados na hora. Tudo consumido com manteiga da terra (maravilhosa) ou azeite e limão. E não pode faltar de jeito nenhum aquela pimentinha ardosa e gostosa.


Para acompanhar o baião de dois (aqui no Ceará o baião é o prato principal), ela fez uns bifes simples de maminha que deixou marinando no vinho quase sem tempero além do sal e pimenta do reino.

Se quiser, uma farofa também cai muito bem!



No dia das mães, comi uma peixada cearense de Arabaiana (peixe muito saboroso) maravilhosa, com pirão e arroz branco.


Maravilha!!!

Peixe em Lisboa



Mais de 15.300 visitantes, nacionais e estrangeiros, e uma repercussão mediática forte durante os nove dias em que decorreu o evento. É muito positivo o balanço da primeira edição do “Peixe em Lisboa”, que aconteceu no Páteo da Galé, no Terreiro do Paço, entre os dias 5 e 13 de Abril.

Os chefes de cozinha dos melhores restaurantes de Lisboa protagonizaram uma iniciativa que entusiasmou os amantes e curiosos da gastronomia e vinhos, com degustações de peixes e mariscos, sessões de cozinha ao vivo, jantares de harmonizações e tertúlias, num ambiente sofisticado e de glamour onde a música foi elemento essencial.





Eu não sabia, soube apenas hoje quando visitei o site oficial do evento, mas ainda assim, quem gosta e vai a Lisboa nesses dias, deve visitar o site.

Brasil chega 'na linha de frente' dos emergentes

Uma reportagem do jornal Wall Street Journal publicada nesta terça-feira afirma que o Brasil "se juntou à linha de frente das novas potências econômicas", alcançando Rússia, Índia e China.

A reportagem, assinada pelo repórter Matt Moffett, de São Paulo, afirma que o Brasil "está colocando o 'B' em BRIC", em referência ao acrônimo para Brasil, Rússia, Índia, China, usado para designar as potências emergentes.

"Por muito tempo nesta década, o lento Brasil parecia fora da sua liga, jogado no mesmo bojo das economias emergentes dinâmicas da Rússia, Índia e China, no chamado grupo BRIC. Céticos diziam que RIC era mais correto", afirma o texto.

"Mas lentamente e sem grande estardalhaço, a economia do Brasil dobrou uma grande esquina. Já uma grande potência na agricultura e em recursos naturais, o Brasil adicionou um ingrediente chave que muito tempo lhe faltou: uma moeda com poder de permanência."

O repórter afirma que a moeda estável ajudou o país a desencadear o maior movimento de prosperidade no país das últimas três décadas, atraindo investidores estrangeiros em grande número.

O Wall Street Journal destaca que o Brasil deve alcançar um crescimento de 5% pelo segundo ano consecutivo, um índice muito distante da China, mas impressionante para um país que "parecia na beira de uma moratória em massa de dívidas em 2002".

Fonte: Estadão

Nova proteção

O medo de assaltos em semaforos, fez crescer um novo mercado: o de películas de segurança à prova de pedradas.

Desenvolvida nos EUA para reduzir os danos causados por furacões em janelas residenciais, a película, também classificada como de antivandalismo, pode ser até quatro vezes mais espessa e resistente do que o insulfilm convencional.

As diferenças, porém, vão além das medidas. Instalar a película num carro compacto, como o Fiat Palio, varia de R$ 350 a R$ 500, dependendo do nível de resistência. O insulfilm comum custa R$ 150. Donos de utilitários esportivos terão de desembolsar R$ 750 pela proteção extra.

Vão ficar mesmo é no xilindró

Deu na Folha:

No despacho em que negou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá e decidiu que o casal --pai e madrasta da menina Isabella -- deve permanecer preso, o desembargador Caio Canguçu de Almeida, do Tribunal de Justiça de São Paulo, afirma que a tese da acusação de homicídio e alteração na cena do crime é "efetivamente possível". A defesa informou que irá recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Leia a íntegra da decisão do desembargador ao negar o habeas corpus




Petisco ou entrada?


Vejam que receita interessante para uma entrada ou petisco. Peguei no Hoje Há Pipis:


Tomate gratinado com 3 queijos


Tomates vermelhos médios
Queijo fundido com natas
Queijo tipo Mozzarella
Queijo Parmesão ralado
Orégãos
Sal e pimenta

Corte os tomates em metades, retire o interior e tempere com sal, pimenta e oregãos. Encha os tomates com o queijo fundido, ponha a Mozzarella e pulvilhe com o queijo Parmesão. Leve ao forno até gratinar o queijo. Sirva imediatamente!

O pulmão de Fortaleza


Muito além de um cartão postal

Mariana Toniatti
da Redação do Jornal O Povo

Muito mais do que Iguatemi e bairro nobre. O Parque do Cocó corta a cidade toda e tem influência direta na qualidade de vida de quem mora em Fortaleza. E não se trata apenas de paisagem, mas de sobrevivência

A bacia do rio Cocó ocupa dois terços da área urbana de Fortaleza. "Ela atinge 60% dos cursos d'água. Muitas lagoas, canais de drenagem e riozinhos são 'baixos' do Cocó", explica o arquiteto e urbanista José Costa Filho. O desenho do parque, em meia lua, forma um corredor de ventilação. Com a orla praticamente toda emparedada, os ventos alísios vindos do mar entram em Fortaleza pelo Cocó e dali se espalham. "A agradabilidade climática é diferente de outras cidades muito por conta da posição geográfica do Cocó, que permite a chegada do vento", afirma José Costa.

Se a vegetação é desmatada e o rio é aterrado, a função climática desse ecossistema fica comprometida. "Isso é muito sério quando se leva em conta que a temperatura da cidade vem aumentando de dois a três graus nas duas últimas décadas", avalia Vanda Claudino, referindo-se a resultados de pesquisas recentes feitas pelo Departamento de Geografia da UFC.

A vegetação exuberante do mangue predomina, mas árvores comuns em regiões de praia, zonas transitórias, também estão no parque. "Tem murici, araçá. Os bichos comem fora, pelas dunas, e trazem a semente", diz o gerente do parque, Inácio Prata. Muitos pássaros buscam abrigo no Cocó. A garça, o martim pescador, o maçarico e a galinha d'água. "A Região Metropolitana inchou muito - Maracanaú, Maranguape -, áreas que tinha muitos pássaros. Hoje eles não têm para onde ir", conta Inácio. Um dos últimos refúgios é justamente o Cocó. Para alguns bichos selvagens também.

Inácio já viu guaxinim, raposa, soim, camaleão, tejo, jibóia e cobra de veado. Sem falar nos caranguejos. O desafio é conciliar o lazer e a contemplação com a conservação. Um parque urbano desse tamanho não é algo comum. "As áreas de preservação e lazer se confundem". Não dá para fechar a área do parque e proibir a cidade de visitar e conviver, mas é urgente proibir a cidade de entrar e se instalar. "Muita gente avançou o limite. Existem muitas ocupações indevidas. A extensão do Lagamar é só um exemplo", diz José Costa Filho. A maioria das invasões são irregulares.

Leia a matéria completa aqui