Entrei no site do Gilberto Dimenstein e olha só o que encontrei sobre a cachaça:
"A cidade de Salinas, em MG, considerada a capital mundial da cachaça, é a única no Brasil a ter curso superior em Cachaça de Alambique. Aplicada pela Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Salinas, a graduação tem duração de três anos e treina os alunos para atuar em toda a cadeia produtiva da cachaça de alambique (artesanal).
Da produção da cana ao engarrafamento da bebida, o curso tem 31 disciplinas, entre elas a análise físico-química da cachaça, moagem e preparação do caldo, processo de fermentação, destilação e envelhecimento, gestão agroindustrial e ambiental, análise sensorial e aproveitamento dos resíduos da indústria de cachaça.
A graduação começou em agosto de 2005, com 30 alunos - a maioria filhos de alambiqueiros. Os formandos recebem o título de tecnólogo em cachaça."
Agora que o Brasil descobriu, sem vergonha, que a bebida nacional é a cachaça, estão profissionalizando a coisa toda: produção, marketing e vendas. Exportada pro mundo inteiro, a cachaça está em muitos países e tem apreciadores muito exigentes. Que bom!!!
http://www.museudacachaca.com.br/
http://www.muca.com.br/
http://www.academiadacachaca.com.br/
http://www.fabricadecachaca.com.br/
Olá.. meu nome é Éwerton sou estudante do sexto periodo do curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça e estamos buscando preencher esta lacuna do setor da cachaça que está em constante expanção.
ResponderExcluirewertontecnologo@yahoo.com.br
Olá, meu nome é Hugo, atualmente faço o 3° periodo do Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça e acho de grande importancia uma divulgação e interesse quanto ao curso pois, apesar de ser um curso novo, não fica para traz em relação a comprometimento de professores e apredizagem dos alunos, muito bom essa importancia recebida ao nosso curso.
ResponderExcluirhugotaio@yahoo.com.br
Salinas-MG