terça-feira, janeiro 02, 2007

Isolda Cela, leitura obrigatória em todo o Brasil


Agora leiam o que disse Gilberto Dimenstein, em sua coluna na Folha de São Paulo, sobre a nossa agora Secretária de educação, Isolda Cela Arruda Coelho:

" ... Dos alunos da primeira série do ensino fundamental de Sobral, cidade do semi-árido cearense, 92% estão alfabetizados. É uma subida de 140% em relação a 2000. Em Sobral, o ensino fundamental dura nove anos. Tradução: 100% das crianças de seis anos de idade estão na escola.

Há um distância de 3.178 km entre a imponente avenida Paulista, cartão-postal da cidade de São Paulo, e Sobral, cidade do semi-árido do Ceará, castigado pelas secas e pela miséria crônica. Duas paisagens diferentes em tudo -toda a população de Sobral não significa nem 10% do 1,5 milhão de pessoas que caminham diariamente pela avenida Paulista- formam um mesmo laboratório de inventores sociais.

Sem saber, inventam até mesmo um meio de combater a roubalheira neste país de "mensalões". Técnicos do Unicef, do Ministério da Educação e de entidades como o Instituto Ayrton Senna consideram Sobral um dos nossos mais férteis modelos de melhoria da educação em ensino fundamental.

Para compreender o que significa ter 92% das crianças alfabetizadas na primeira série, basta lembrar que, na cidade de São Paulo, só 65% das crianças que estão nesse mesmo nível educacional sabem ler e escrever...

PS - Coloquei no meu site (www.dimenstein.com.br/) o relato sobre a experiência feita pela psicóloga Izolda Coelho, secretária de Educação de Sobral. Considero-o leitura obrigatória. "

Leiam a matéria completa Mais educação, menos corrupção

Nenhum comentário:

Postar um comentário