quarta-feira, junho 13, 2007

Ainda sobre o asteróide Pallas

Sou meio incredulo quando o assunto é noticia divulgada na Internet através de blogs e não confirmada pela imprensa dita tradicional.

Essa estória do asteróide Pallas que iria se chocar com a Terra ainda esse ano, eu tinha certeza que era boato. Publiquei no mesmo dia que saiu a noticia na Internet já dizendo que não era verdade e sim uma peça de marketing para o lançamento do carro da Peugeot chamado Pallas.

E o fato tá repercutindo na Internet. Li no BlogueIsso que existe um código de conduta para anuncios e propagandas em geral.

Eis alguns artigos do Código de Auto-regulamentação Publicitária:


Artigo 23º - Os anúncios devem ser realizados de forma a não abusar da confiança do consumidor, não explorar sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar de sua credulidade.

Artigo 24º - Os anúncios não devem apoiar-se no medo sem que haja motivo socialmente relevante ou razão plausível.

Artigo 25º - Os anúncios não devem explorar qualquer espécie de superstição.

Artigo 27º - O anúncio deve conter uma apresentação verdadeira do produto oferecido, conforme disposto nos artigos seguintes desta Seção, onde estão enumerados alguns aspectos que merecem especial atenção.

Artigo 28º - O anúncio deve ser claramente distinguido como tal, seja qual for a sua forma ou seu meio de veiculação.

Artigo 30º - A peça jornalística sob forma de reportagem, artigo, nota, texto-legenda ou qualquer outra que se veicule mediante pagamento, deve ser apropriadamente identificada para que se distingua das matérias editoriais e não confunda o Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário