segunda-feira, abril 24, 2006

O petroleo, duas mãos e nove dedos


Foi anunciado sexta-feira, dia 21 de abril de 2006 a tão sonhada e esperada autosuficiência em petroleo pelo Presidente Lula e a Petrobrás, com o inicio das operações da P-50, na Bacia de Campos-RJ.

A Petrobrás prevê que a P-50 atinja a sua capacidade total de produção dentro de seis meses. Mas o Governo proclamou oficialmente dia 21 (sexta-feira) a conquista. É claro que para coincidir com a morte de Tancredo, a inauguração de Brasilia e o dia de Tiradentes.

É muito importante esta conquista, mas não é o bastante. É preciso agregar valor a este petróleo: investir em novas unidades de refinarias no Brasil e em outros países. O Brasil levaria o seu petroleo bruto e barato e o transformaria em gasolina cara para abastecer mercados como os EUA e Europa. A Venezuela já faz isso: tem refinarias em outros países e refina lá mesmo o seu petroleo bruto.

Outras medidas necessárias são: continuar investindo pesado em combustíveis alternativos (alcool combustível e bio-diesel) e o mais importante: continuar encontrando mais petroleo. Não é fácil ser desenvolvido!

Se nada disso for feito, perderemos a autosuficiência em 15 anos!




Nenhum comentário: