segunda-feira, dezembro 22, 2008

Carta de despedida

Post imperdível retirado do Blog do Carvalho:

O texto abaixo já tem quase dois meses mas nem todo mundo conhece e é um artigo do Frei Betto que criou uma bem escrita carta de despedidas do "deus-mercado" depois da crise braba em que se enfiou o capitalismo. Vale a pena ler.

"Peço desculpas

Estou gravemente enfermo. Gostaria de manifestar publicamente minhas escusas a todos que confiaram cegamente em mim. Acreditaram em meu suposto poder de multiplicar fortunas. Depositaram em minhas mãos o fruto de anos de trabalho, de economias familiares, o capital de seus empreendimentos.

Peço desculpas a quem assiste às suas economias evaporarem pelas chaminés virtuais das Bolsas de Valores, bem como àqueles que se encontram asfixiados pela inadimplência, os juros altos, a escassez de crédito, a proximidade da recessão.

Sei que nas últimas décadas extrapolei meus próprios limites. Arvorei-me em rei Midas, criei em torno de mim uma legião de devotos, como se eu tivesse poderes divinos. Meus apóstolos - os economistas neoliberais - saíram pelo mundo a apregoar que a saúde financeira dos países estaria tanto melhor quanto mais eles se ajoelhassem a meus pés.

Leia o post completo aqui

Nenhum comentário: