Segundo o jornalista Caio Blinder, George Bush chega tarde (devia ter vindo antes) à América Latina e com muito pouco a oferecer.
Hoje Bush é um Presidente fraco e altamente isolado, por isso vem ao terceiro mundo, cada vez mais socialista, apenas desopilar das "guerras" no Iraque e do Afeganistão.
Se estivessemos vivendo o primeiro mandato de Bush (com a popularidade em alta) seria impensável uma viagem como essa, de 7 dias, por 5 cinco países (Brasil, Uruguai, Colômbia, Guatemala e México).
Para oferecer aos aliados, apenas algumas promessas assistencialistas e acordos sem importância. É uma viagem do tipo café-com-leite, ou seja, não vale nada.
Para o México, algum acordo de imigração e para todo o resto, Bush busca apoio contra a expansão da liderança de Hugo Chavez. E só!!
E como Bush só conseguiu impopularidade em seus Governos, não esperemos multidões o saudando. Apenas protestos, protestos e mais protestos. Foi isso que el angariou ao longo do seu periodo como Presidente dos EUA por duas vezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário