segunda-feira, março 03, 2008

O que comi nesse fim de semana - parte 1

Nesse fim de semana fizemos em casa receitas maravilhosas. destaque para o já tradicional Camarão à Delicia.


Um dos pratos que meu saudoso Pai mais gostava era o tradicionalissimo Peixe à Delicia, muito apreciado no Nordeste todo. Já o comi em Natal, Recife e em todo o Ceará. O melhor peixe para fazer essa receita é o Pargo, mas já o comi em cidades cearenses, feito com peixe de agua doce, geralmente filés de Tilápia ou Surubim.


Trata-se de filets de peixe previamente fritos em azeite e gratinado com molho branco. O detalhe da receita fica por conta das bananas fritas na manteiga, que ficam ao redor do prato e vão ser gratinadas, junto com o peixe no molho branco.


Minha mãe costuma fazer essa receita com molho rosê e ficava muito bom mesmo. Minha mãe gratinava com queijo de coalho da fazenda de minha tia (excelente), que ela deixava curtir até ficar seco e ralava depois. Maravilha mesmo!!


Minha versão desse prato leva apenas ccreme de leite como molho para gratinar e confesso, já recebeu muitos eleogios. Vou postar amanhã essa receita de minha autoria.


Mas ultimamente, tem-se visto muito a versão de prato, que é muito simples de fazer, com camarão e com um detalhe: purê de batata ao redor do prato.


Hoje, o camarão é quem manda:





Camarão à Delicia

1 Kg de camarão graúdo ou médio
600 ml de molho branco à base de creme de leite
1 dente de alho amassado
um pouco de sálvia ou alecrim
Azeite
manteiga
queijo parmesão ralado
Um pouco de purê de batata
3 bananas cortadas em filés



Faça um pouco de purê de batata e reserve. Faça o molho branco tradicional (eu fiz, mas usei 400 ml de creme de leite como base. Acrescentei leite, noz moscada, pimenta do reino e sal) e reserve.


Descasque os camarões e tempere com sal, pimenta do reino e sálvia ou alecrim. Refogue no azeite por apenas uns 4 minutos, mexendo bem.


Frite os filezinhos de banana (use umas bananas bem doces) na manteiga e reserve.


Monte o prato em um refratário pondo os camarões e as bananas fritas do lado. Vá fazendo um anel de purê de batata ao redor de tudo. Jogue o molho branco por cima até cobrir apenas os camarões e as bananas, como se fosse uma piscina. O purê deve ficar de fora do molho branco. Polvilhe o queijo (seja generoso) e leve ao forno pré-aquecido para gratinar.


Acredite, as combinações de sabores bem tropicais é uma verdadeira delicia, como o nome do prato já diz!!


Amanhã tem uma receita que fiz no domingo de canelones de camarão e bacalhau que é uma coisa de louco!

Nenhum comentário: