segunda-feira, dezembro 04, 2006
Piramides feitas com pedras sintéticas
Sexta-feira chegará às bancas a revista francesa Science et Vie, com uma novidade sobre as pirâmides do Egito: elas podem ter sido construídas com pedras sintéticas, como é hoje nosso conhecido asfalto. A teoria já foi levantada diversas vezes, mas novos estudos dão mais força à possibilidade.
Segundo a revista, a composição das pedras da pirâmide de Gizé é "bem mais complexa do que aquela das pedras das pedreiras" de Toura e de Maadi, de onde se acreditava ter sido extraído o material usado na obra. Foram realizados exames de raio-X e com microscópios eletrônicos que revelaram determinadas reações químicas impossíveis se as pedras simplesmente tivessem sido colocadas, mas perfeitamente viáveis, caso elas fossem coladas em camadas, como asfalto.
O estudo ainda detectou um elevado teor - bem maior que o natural - de algumas substâncias como flúor, silício, magnésio e sódio. A pesquisa deve levantar ainda mais polêmica com os egiptólogos, que costumam rejeitar a idéia de pedras sintéticas nas pirâmides.
Fonte: Blog do Dia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário