terça-feira, abril 10, 2007

Apertem os cintos, as abelhas sumiram!


Assistindo a um jornal televisionado matutino, me deparei com a seguinte noticia que me deixou estarrecido e convencido de que realmente algo muito ruim vai acontecer (aliás já está acontecendo) com o nosso Planeta Terra.


Vocês conseguem imaginar o mundo sem frutas e sem mel? Pois estamos a ponto de ver e sentir isto acontecer.


As abelhas estão sumindo nos Estados Unidos e na Europa, mas o fenomeno é maior nos Estados Unidos.


Algum fator ainda não identificado está provocando o desaparecimento das abelhas por lá. Os apicultores estão preocupados e ainda não sabem o que fazer.


Entre 30 e 60% das abelhas sumiram na Califórnia (oeste) e mais de 70% em algumas regiões da costa leste e no Texas (sul). A situação é observada em 24 Estados americanos e duas Províncias canadenses, segundo estimativas do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, na sigla em inglês).


A magnitude deste desaparecimento em massa de abelhas, considerado sem precedentes, levou a associação apícola americana a exigir a ajuda do Congresso em uma audiência recente em Washington.


"Quase 40% das abelhas de minhas 2.000 colônias morreram. Esta é a maior taxa de mortalidade que vi em meus 30 anos de carreira como apicultor", afirmou na semana passada a uma subcomissão agrícola da Câmara de Representantes do Congresso Gene Brandi, presidente da associação de apicultores da Califórnia.


As abelhas domésticas são essenciais para a polinização de mais de 90 tipos de frutas e legumes, cujas colheitas estão avaliadas em 15 bilhões de dólares por ano, seis bilhões apenas na Califórnia.


Meus amigos, e daí pra pior!!!!

Nenhum comentário: