Não existem justificativas para a Guerra. Acho que talvez pouquissimas coisas me fariam iniciar uma guerra, talvez quase nunhuma atitude me levaria a isso. Um agressão gratuita ou desnecessária em que eu tivesse que guerrear para me defender. Talvez isso fosse.
Mas para a maioria dos países e povos considerados bélicos ou beligerantes, qualquer coisa é motivo para começar uma guerra: um pedaço de terra qualquer sem valor, petróleo, dinheiro, para alavancar a venda de armas, poder, etc...
Para os Bushs (pai e filho) o Iraque vem sendo alvo há muito tempo. Lá o motivo é um só: petroleo.
Por outro lado, corre uma piada que dizia que quando Saddan Hussein tava com raiva de qualquer coisa, ele corria pro Curdistão e matava uns 10 curdos para se acalmar.
Pois para os curdos, essa atual Guerra do Iraque foi uma coisa boa. Se livraram de Saddan e ainda estão colhendo os frutos de uma pseudo-indepedência e do isolamento da zona de conflito (eles estão à pelo menos uns 400 Km de distãncia de Bagdá).
A economia do país está prosperando e o turismo crescendo à passos largos. O povo está vivendo um de seus melhores momentos e por enquanto (até quando Bush e seus assassinos quiserem) vão vivendo e prosperando.
Fonte: OPovo
Nenhum comentário:
Postar um comentário