segunda-feira, outubro 30, 2006

Alckmin decresceu nos seus redutos


Geraldo Alckmin que recebeu aproximadamente 40 milhões de votos no primeiro turno, agora só conseguiu pouco menos de 38 milhões de votos.

Porque, ao contrário das previsões do PSDB, Alckmin perdeu votos nesse segundo turno?

Vejam como foi a votação do candidato tucano nos seus principais redutos:

Em São Paulo, Estado que governou e palco de uma das campanhas mais agressivas deste segundo turno, Alckmin teve a sua vantagem reduzida de 54,2% para 52,26%. Já Lula cresceu de 36,7% para 47,74%.

No Rio de Janeiro, onde inaugurou a campanha aceitando o polêmico apoio do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB), Alckmin conseguiu ampliar a sua votação apenas de 28,9% para 30,31%. Em contrapartida, Lula – que era apoiado pelo candidato Sérgio Cabral, eleito neste domingo – foi de 50,8% para 69,69%.

Alckmin também ficou praticamente estagnado no Rio Grande do Sul, Estado em que o petista Olívio Dutra perdeu a disputa para governador. Lula, em compensação, ampliou sua votação de 33,1% para 44,65%.

Outro caso notável é o de Minas Gerais, onde, apesar do maior empenho do superpopular Aécio Neves (reeleito já no dia 1°), Alckmin perdeu votos e, aparentemente, não conseguiu atrair o apoio dos candidatos Heloísa Helena e Cristóvam Buarque, derrotados no primeiro turno.

Ao invés disso, o candidato tucano à Presidência ficou com apenas 34,81% dos votos e sofreu uma derrota ainda mais esmagadora para Lula, chegou a 65,19%.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: