quarta-feira, janeiro 25, 2006

Eleições Palestinas


Começaram hoje na Cisjordânia e Faixa de Gaza às 7:00h local (3h em Brasília) as eleições parlamentares Palestinas. 1,5 milhão de eleitores palestinos estão aptos ao voto. Vai haver votação em Jerusalém Oriental (bairro Muçulmano), o que acabou sendo permitido por Israel após uma longa negociação.

O partido do Governo, o Fatah, enfrenta o grupo militante islâmico Hamas, cuja participação em eleições é até então inédita, já que o grupo boicotou as eleições de 1996. O Hamas não reconhece Israel como Estado e já lançou centenas de ataques contra Israel e territórios ocupados.

Apesar de ser época de campanha para parlamentares pela primeira vez em 10 anos, nas ruas de Gaza pouco se fala de propostas políticas e de perspectivas para os partidos. Vive-se o caos na Faixa de Gaza.

5 mil brasileiros também poderão votar. Na maioria são palestinos que moraram no Brasil, se naturalizaram brasileiros e acabaram voltando anos depois para a terra natal. Mas há também brasileiros legitimos, filhos ou mulheres dos ex-emigrantes, que apesar das dificuldades decidiram viver com a família nos territórios palestinos ocupados.

Mas a Palestina não é só problema. Existe uma estrutura para turistas que queiram ir visita-la. De acordo com o Ministério da Cultura da Palestina, existe no país hoje: 101 hotéis com 4464 quartos, 114 agencias de turismo, 15 companhias de traslado turístico, 248 shoppings, 110 restaurantes para turistas e 43 parques abertos para visitação.

Para saber mais sobre a Palestina:

http://www.alfredo-braga.pro.br/discussoes/palestina.html

http://english.aljazeera.net/NR/exeres/8B6EB4AA-E7C3-49AC-9F3E-A70603635511.htm

http://www.palestine-net.com/


Fontes: BBC e Ministério da Cultura da Palestina

Nenhum comentário: