quarta-feira, janeiro 25, 2006

O papel do Observatório da Imprensa



Você já ouviu falar do observatório da Imprensa. Não? Tudo bem, eu vou lhe dizer: O Observatório da Imprensa é uma publicação semanal, que faz o papel de "fiscalizador da nossa imprensa".

É isso mesmo, ele fiscaliza, critica e elogia o papel da nossa imprensa.

Evidentemente, o Observatório não tem poder de Policia. Aliás, nem é isto que ele faz. A grosso modo, ele acompanha o desempenho da imprensa como um todo: jornalistas, publicações, artigos, modus operandi e etc....

"O Observatório da Imprensa funcionará como um fórum permanente onde os usuários da mídia - leitores, ouvintes e telespectadores -, organizados em associações desvinculadas do estabelecimento jornalístico, poderão manifestar-se e participar ativamente num processo no qual, até agora, desempenhavam o papel de agentes passivos". Estas palavras estão publicadas no próprio site da instituição:

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/

Conta com um corpo de jornalistas e colaboradores de nome. Vejam e analisem parte da equipe (Fonte: site do Observatório):

Editor-responsável: Alberto Dines
Editor-chefe: Luiz Egypto
Consultor Editorial: Mauro Malin
Editores-assistentes:
Marinilda Carvalho, Luiz Antonio Magalhães
Redatores: Leticia Nunes, Larriza Thurler
Colaboradores:
Arnaldo Dines (Nova York), Carlos Brickmann, Carlos Castilho, Deonísio da Silva, Leneide Duarte-Plon (Paris), Ligia Martins de Almeida, Luciano Martins Costa, Luiz Weis, Muniz Sodré, Nelson Hoineff, Ricardo A. Setti, Ulisses Capozzoli, Victor Gentilli; Spacca (ilustração).
Consultor: José Carlos Marão

Fontes: Observatório da Imprensa e Alceu Garcia (Observando o Observatório)

Para saber mais sobre o Observatório da Imprensa:

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/ http://www.olavodecarvalho.org/convidados/0156.htm

Nenhum comentário: