sexta-feira, janeiro 27, 2006

O Oriente Médio no cinema

Estão estreando nos cinemas de todo mundo três filmes sobre a polêmica do Oriente Médio, seus conflitos, seus homens-bombas e as feridas deixadas.
  • Munique - Filme dirigido por Steven Spielberg. O filme conta a história do massacre de atletas de Israel por terroristas palestinos, nas Olipiadas de Munique em 1972. Depois deste episódio, o mundo tomou conhecimento em escala global do conflito entre arábes e judeus. Pela primeira vez, o terrorismo, cruzava fronteiras e se globalizava. Não parou até hoje 33 anos depois. No filme, Avner (Eric Bana), é um agente da inteligência Israelense. Ele recebe a missão de procurar pelos reponsáveis pelo massacre. Ele abandona a mulher grávida para caçar e matar os 11 acusados pela inteligência de Israel de provocar o massacre.
  • Paradise Now - O filme conta a estória de Khaled e Said. Os dois são palestinos da Cisjordania e recebem uma miss;ao: enrolar esplosivos no corpo e matar os judeus que conseguirem. Quanto mais melhor (na lógica terrorista). Eles se despedem da familia e partem para Telaviv. O filme é nu e cru. É uma especie de estudo sobre os homens-bomba.
  • Free Zone - Conta como o ódio e rancor, entre judeus e palestinos, é inaceitável, cruel e totalmente desumano. É uma cegueira, onde ambos os lados não vêem que as atrocidades, dor e a intolerância desmedida marcam a vida de todos eles, seus filhos, seus netos e a economia de seus países.

Nenhum comentário: