segunda-feira, janeiro 30, 2006

A nova revolução da Internet: WIKIPÉDIA


A Wikipedia, um dos 200 sites mais visitados da Web, é um projeto da fundação sem fins lucrativos Wikimedia- http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikimedia - que a administra e mantém. A fundação foi instituída sob as leis da Flórida (Estados Unidos). O termo vem do havainao WIKI-WIKI – que significa, veloz, rápido.

Criada em janeiro de 2001, a própria Wikipédia se define como uma "enciclopédia livre, cujo conteúdo qualquer um pode editar". Escrita apenas por voluntários na internet, a Wikipédia, é uma criação dos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger, já reúne mais de 3 milhões de artigos em 205 línguas e dialetos.

A Wikipédia é hoje em dia a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web.

Deu na Revista Época da semana anterior: "Ao contrário das enciclopédias tradicionais, a Wikipédia muda a todo instante, captura tendências e modismos na velocidade em que surgem, registra feitos em tempo real, é viva, é ágil, é pop. E como ela consegue tudo isso? Usa a internet para transformar os próprios leitores em editores do conteúdo. O sistema está baseado no conceito dos wikis, sites em que qualquer pessoa pode colaborar, acrescentando, apagando e corrigindo as informações. Diferentemente dos blogs, em que o internauta coloca uma informação abaixo da outra, no modelo wiki os colaboradores editam o próprio texto da página publicada on-line. O verbete sobre a presidente eleita do Chile, Michelle Bachelet, trazia a notícia sobre sua vitória nas eleições momentos após o anúncio oficial. Na semana passada, um fã do grupo de rock U2 acessou a Wikipédia e, por conta própria, alterou o verbete da banda no Brasil para descrever a confusão ocorrida na venda de ingressos para os shows em São Paulo".
No começo de 2004 o site figurava apenas entre os mil mais visitados da internet. Na semana passada alcançou o 19o lugar do ranking, atrás apenas de gigantes como Google, AOL e MSN. O site subiu 12 posições somente nos últimos três meses.

Outras iniciativas online de código aberto também são tocadas pela Wikimedia:

* Wikicionário - dicionário multilíngüe
* Wikilivros - coleção de livros de conteúdo livre
* Wikiquote - coletânea de citações
* Wikisource - repositório de documentos originais
* Wikimedia Commons - banco de imagens, sons e vídeos
* Wikinews - notícias de conteúdo livre

A Wikipédia é mais uma revolução do tipo GOOGLE na Internet. Revoluções boas, sérias, livres e que adicionem algum conhecimento é muito bem vindo. Acesse e contribua com alguma informação, ajude a escrever esta que será sem dúvida a maior enciclopédia do mundo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Fontes: Revista Época e Terra

Nenhum comentário: