segunda-feira, abril 26, 2010

A vida antes do Hubble e os seus 20 anos



Interessante matéria de Carlos Orsi sobre os 20 anos, comemorados no último fim de semana, do lançamento do Telescópio Espacial Hubble:

A menos que você tenha passado os últimos cinco dias num vale perdido cercado por criaturas pré-históricas, provavelmente a informação de que o Telescópio Espacial Hubble completou 20 anos em órbita no último fim de semana já lhe é familiar. Em vez de dar a notícia, portanto, eu gostaria de sugerir uma reflexão: imagine como era o mundo antes do Hubble.


Não é tão fácil quanto parece; na verdade, é quase tão difícil quanto pensar na vida antes da internet, do celular, da televisão. Toda uma geração humana nasceu e chegou à idade adulta sob uma dieta regular de imagens feitas pelo telescópio e diligentemente divulgadas na TV, nas revistas e em jornais — que, a propósito, começaram a experimentar com a impressão de fotos em cores mais ou menos na mesma época em que o Hubble iniciava sua jornada.

Em termos de uma vida humana: o piloto do ônibus espacial que pôs o Hubble no espaço, Charles Bolden, era um ex-piloto de testes da Marinha e veterano da Guerra do Vietnã — para os Estados Unidos, isso é duas guerras atrás! Hoje, 30 anos depois da guerra e 20 depois do Hubble, Bolden é um respeitável general reformado. E o atual administrador da Nasa.

Leia toda a matéria aqui
 
Visite também o site oficial do Hubble, e veja um verdadeiro SHOW de imagens.

Nenhum comentário: