segunda-feira, maio 17, 2010

Brasil: pirataria é teu nome


Para cada oferta de sistema operacional Windows genuíno à venda nas lojas de informática de Fortaleza, aproximadamente, uma outra revenda oferece uma cópia do software pirata. Segundo levantamento feito pela Microsoft, cujos dados locais foram cedidos ao Tecnoguia, 48% das revendas pesquisadas pela empresa no Ceará comercializam o Windows genuíno, enquanto 40% oferecem o produto pirateado.


Os dados fazem parte de uma pesquisa nacional que a Microsoft encomendou ao instituto americano Bare International, que utilizou a ferramenta Mystery Shopper (Comprador Misterioso) para avaliar o tipo de produto oferecido pelas revendas ao consumidor no momento da aquisição de um computador. A pesquisa avaliou 1.000 pequenas revendas e integradores de computadores de todo o Brasil. No Ceará, foram visitadas 25 lojas, todas em Fortaleza. A Microsoft não divulga os nomes das revendas.

O levantamento revela que, em todo o país, 27% das revendas comercializam cópias piratas do sistema operacional - o principal software para o funcionamento de um computador. O Centro-Oeste é a região que registra o maior número de ofertas com o software não genuíno, com índice de 40%, seguido pelo Nordeste com 31%, pelo Sul com 29% e pelo Norte com 27%. A região Sudeste registrou o índice mais baixo do levantamento, com 23%.

Fonte: Tecnoguia

Nenhum comentário: