sexta-feira, outubro 06, 2006

O que comi no fim de semana passado

Muita gente me escreveu pra reclamar que eu não postei essa semana sobre o que eu tinha feito para comer no fim de semana. É verdade que não postei, mas fazem uns dias que estou com problemas técnicos para postar matérias. Além disso, no sabado comi fora e no domingo fui votar e quem fez o almoço foram minhas esposa e meu filho.

Agora vou passar duas receitas que eles fizeram que me surpreendeu:


Figado acebolado com molho caseiro de tomate e alho

Para temperar o figado:

1 Kg de figado cortado em bifes
3 cebolas em rodelas finas
3 dentes de alho amassados
sal e pimenta do reino moída

Para o molho:

5 tomates maduros
1 colher de sopa cheia de oregano
1 colher de sopa cheia de azeite
1/4 de cebola
1/2 dente de alho
sal e uma pitada de açucar

Tempere os figados e asse junto com as rodelas de cebola em uma figideira com manteiga ou azeite (não use margarina, pois fica o sabor da margarina). Eu gosto de figado mal passado, mas o ideal é ao ponto!

Tire as peles dos tomates e corte em pedaços e junte com todos os outros ingredientes e passe por um processador ou liquidificador (não passe muito para não virar um purê).

Agora misture quanto quiser do molho caseiro de tomate na frigideira que você usou para fritar os figados e mexa até incorpar o molho. sirva por cima dos figados.

Simples e maravilhoso!!!


Risoto de cenoura cremoso

3 xicaras de arroz
6 xicaras de agua
5 cenouras raladas
5 tomates sem pele cortados
1 maço de cebolinha
1 maço de coentro
2 cebolas cortadas em cubinhos
3 dentes de alho cortados em fatias finas
1 pimenta de cheiro (opcional)
100g de bacon em cubinhos
1 vidro de requeijão
100g de queijo ralado


É muito simples: cozinhe o arroz de forma tradicional com todos os ingredientes (menos o requeijão e o queijo ralado).
Quando o arroz estiver pronto é só acrescentar o requeijão e o queijo ralado e mexer bem.

Sem comentários. Maravilhoso e casou muito bem com o figado!!

O cheiro, a cor e o sabor do risoto são inigualáveis.

Não deixem de fazer em casa!!


Nenhum comentário: