sexta-feira, junho 29, 2007

A alta espionagem tupiniquim


A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é a agência de espionagem brasileira.


A função principal da Abin é investigar ameaças reais e potenciais, bem como identificar oportunidades de interesse da sociedade e do Estado brasileiro, e defender o estado democrático de direito e a soberania nacional.


Mas não é bem assim não. Analistas de segurança concordam que o foco da ABIN é espionar o Povo Brasileiro e proteger os Governantes, quando o foco deveria ser externo, como toda agência de espionagem faz.


A ABIN é cria do famigerado SNI, criado pelo General Golbery do Couto e Silva, foi o idealizador do SNI quando trabalhava no Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais, IPES, os fichários (Cerca de três mil dossiês) com as informações das principais lideranças políticas, sindicais e empresariais do país foram absorvidos pelo serviço.


O que poucos sabem é que o SNI já foi considerado uma das agências de espionagem mais importantes do mundo durante as decadas de 70 e 80. E mesmo hoje, sucateado do jeito que está, ainda tem uma força e alcance consideráveis.


O Governo Lula sinalizou com uma mudança drástica na ABIN. De agência civil controlada por militares, se transformaria e agência totalmente controlada por civis, como é costume no mundo da alta espionagem.


O controle dos militares ainda tem o vicio de vigiar os brasileiros, sem sentido, pois a ameaça cada vez mais presente é externa.


Além disso, reaparelhamento, modernização e mudança na metodologia também seria realizada, mas Lula pessoalmente abandonou a idéia, dizem, que por medo da ABIN se voltar contra ele e seu Governo e causar mais confusão do que a ABIn causou nos casos Valdomiro Diniz e Mensalão. FHC também morria de medo da ABIN. Mesmo nos dias de hoje ninguem que mezer com poder de militares. É tabu!


Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, nunca li tanta bobagem num blog só.Esqueça o passado, sni já foi e com ele aquela era militar.A Abin é uma instituição séria e profissional. Ela atua tanto aqui, monitorando quem for uma ameaça ou no exterior, onde ela já tem agentes em alguns países, inclusive o grande irmão do norte.Eu acho que você deveria se informar melhor.Estamos em 2010, no século 21.