sexta-feira, junho 22, 2007

O biocombustível é bom ou ruim?

"Já os impactos ao meio ambiente estão sendo ignorados pelos que defendem a substituição do peltróleo pelo álcool combustível como medida para reduzir o aquecimento global. Um dos processos de produção mais comuns é a queima da palha do canavial, para facilitar o corte manual e aumentar a produtividade do cortador de cana. Essa prática reduz custos de transporte e aumenta a eficiência das moendas nas usinas. No entanto, a queima libera gás carbônico, ozônio, gases de nitrogênio e de enxofre (responsáveis pelas chuvas ácidas) e provoca perdas significativas de nutrientes para as plantas, além de facilitar o aparecimento de ervas daninhas e a erosão. Como opção às queimadas, responsáveis por boa parte das mortes dos cortadores por meio da inalação de gazes cancerígenos, a mecanização pode ser extremamente prejudicial ao solo, pois o comprime, não permitindo a entrada de oxigênio."

Li esse texto impressionante (na verdade apenas um trecho de uma serie de matérias escritas por Eduardo Sales de Lima, em que ele tenta derrubar uma serie de mitos e apresenta várias contradições à respeito do Etanol.

O contexto é mais ou menos o seguinte: o Etanol na verdade pode ser uma ameaça disfarçada de 'verde'.

É muito necessária a leitura de várias opiniões à respeito dessa polêmica "salvação da lavoura energética mundial".

O boom do Etanol pode realmente salvar o mundo ou pode aumentar a fome, o desmatamento e provocar novos conflitos? Ninguem realmente sabe ao certo.

Segundo Bernardo Mançano, a terceirização das terras para o plantio de novas áreas de plantio de cana-de-açucar, pode contribuir para a intensificação da concentração nas mãos dos grandes latifundiários. E isso nós sabemos que é muito provável que aconteça por aqui.

Mas o mais preocupante de tudo á meu ver é a questão levantada sobre novas áreas de plantio na Amazonia. E isso o ecologista do Grupo Acción, Tom Kucharz diz muito bem: "Não entendemos o entusiasmo brasileiro em relação aos biocombustíveis, porque o Brasil tem grande experiência no tema, e conhece os efeitos negativos de uma má gestão da selva amazônica, que é um patrimônio da humanidade".

E tem mais, muito mais... Leiam tudo acessando os links abaixo:

- As contradições do Biocombustível
- O Mito dos Biocombustíveis
- Sobre a exploração do trabalho no campo quanto ao plantio da cana-de-açucar
- O Brasil tem. O mundo quer
- A ameaça disfarçada de verde

Fonte: O Chato

Nenhum comentário: