quinta-feira, junho 14, 2007

O PIB do mundo no mapa dos Estados Unidos. O Brasil tem o mesmo PIB de New York


Muito, mas muito interessante mesmo a matéria e o mapa publicados no blog Strange Maps.


O mapa dos EUA acima é composto pelos países que têm um Produto Interno Bruto similar a cada um dos Estados americanos.


Segundo estatísticas do site Theodora, os EUA tem um PIB projetado para 2007 de cerca de 13,22 trilhões de dólares (em dólares correntes), quase a soma dos PIBs do Japão, Alemanha, China e Reino Unido juntos.


Veja no mapa que a França está no lugar da Califórnia. Isso significa que esse estado norte-americano tem PIB semelhante ao da França.


Se a Califórnia fosse um país, ocuparia a oitava posição entre as maiores economias do mundo, com seus US$ 2,15 trilhões de PIB.


Já o Brasil (também com base em dólares correntes) tem quase o mesmo PIB que o Estado de Nova York ou seja, 621 bilhões de dólares, o que o coloca, de acordo com o mapa em questão, na 7ª posição.
Confira:
  1. California, it is often said, would be the world’s sixth- or seventh-largest economy if it was a separate country. Actually, that would be the eighth, according to this map, as France (with a GDP of $2,15 trillion) is #8 on the aforementioned list.
  2. Texas’ economy is significantly smaller, exactly half of California’s, as its GDP compares to that of Canada (#10, $1,08 trillion).
  3. Florida also does well, with its GDP comparable to Asian tiger South Korea’s (#13 at $786 billion).
  4. Illinois – Mexico (GDP #14 at $741 billion)
  5. New Jersey – Russia (GDP #15 at $733 billion)
  6. Ohio – Australia (GDP #16 at $645 billion)
  7. New York – Brazil (GDP #17 at $621 billion)


Nenhum comentário: