sexta-feira, junho 22, 2007

Aí tem...

E os gringos de plantão e os grandes tubarões americanos já estão de olho nas nossas terras e nos nossos recursos.

Tudo isso nos mostra o cenário energético mundial que se aproxima. Drásticas mudanças de poder e econômicas darão uma nova cara ao Mundo. E quem tiver a tecnologia de energias alternativas sairá na frente.

Por outro lado não existe vontade, nem tempo e (talvez) dinheiro para desenvolver a curto prazo alternativas energéticas mais baratas e menos agressivas ao meio-ambiente, por isso a "guerra" será mesmo na base do Etanol.

Mas para os Estados Unidos, manter o status de potência é prioridade máxima e os americanos partiram mesmo na frente de todo mundo em busca de afagar o Brasil e buscar logo o que nós tivermos para oferecer em termos de terras e tecnologia na área.

Temos de ter muito cuidado para não sermos engolidos pela força dos Estados Unidos e perdermos a ponta do processo (o que temos hoje).

Se vocês acham que é paranóia minha, leiam o trecho abaixo colhido do site Brasil de Fato:

"O homem mais rico do mundo, Bill Gates, fundador da Microsoft, comprou 25% da Pacific Ethanol para produzir álcool de milho nos Estados Unidos. Especula-se que Gates esteja prestes a concretizar a aquisição de uma usina de etanol no Brasil. Larry Page e Sergey Brin, do Google, estiveram em janeiro no interior de São Paulo para conhecer a produção local e analisar oportunidades. Outro bilionário, o investidor húngaro George Soros, fechou em fevereiro a compra da usina Monte Alegre, em Minas Gerais. Em 2006, o setor de etanol deve receber investimentos de 9,6 bilhões de dólares, entre construções de novas usinas, aquisições e expansões".

Sei não heim!!!

Nenhum comentário: