quinta-feira, agosto 16, 2007

Ascenção, declinio e ascenção novamente

Assisti outro dia a um documentário sobre a história e evolução da telefonia móvel e seu ícones e me chamou a atenção um detalhe: como um líder de mercado que entra em declinio consegue dar a volta por cima uma decada depois e voltar a liderar o mercado. Essa é a Motorola.


A telefonia móvel praticamente começou a se difundir e caior no gosto popular nos Estados Unidos. os ícones e líderes do mercad na época eram a operadora AT&T e o fabricante de celular Motorola.


Quem não se lembra do StarTac? o StarTac ditou o padrão de aparelhos na epoca e todo mundo queria um.




O StarTac foi baseado nos comunicadores da serie StarTreck (Jornada nas Estrelas). Os comunicadores da serie tinha FLIP e era só abriri o FLIP e se comunicar. O conceito era esse e a Motorola mandou no mercado por quase uma decada até que os outros fabricantes começaram a imitar o modelo e baratear os preços.


O problema da Motorola foi não inovar e entender que com o barateamento dos preços de celulares, cada vez mais jovens começaram a ter os seus e exigir novas funcionalidades.


Aí a Motorola entrou em um período de ostracismo e fabricou celulares bem ruinzinhos. Resultado: perdeu o mercado e a liderança.


Até que a Motorola lançou o V3 e aí tudo mudou. Hoje todo mundo quer ter um V3 ou similar da Motorola. Novamente a Motorola dita o padrão e a moda.




Fino (não precisa mais ser pequeno) e com display grande. Várias funcionalidades e designe moderno. Esse é o V3.


Nenhum comentário: