quinta-feira, agosto 16, 2007

A era do almoço grátis chegou


Segundo Alvin Toffler (foto acima), 78 anos, futurista e autor do 'Choque do Futuro' e 'A Terceira Onda', a Internet e a era eletronica deixaram muita coisa de graça.


“Sabe aquela história de que não há almoço grátis?”, pergunta Alvin Toffler. “Mudou tudo, a economia está cheia de coisas de graça”, ele diz. Aos 78 anos, o primeiro futurista do mundo está cansado. Chegou a São Paulo faz um dia e torna à casa, em Los Angeles, nesta noite.


“Minha mulher não pôde vir, quero voltar logo.” Toffler sorri. “Sinto saudades.” O cansaço é acusado pela postura relaxada na cadeira, quase jogado, pelas pálpebras que caem com insistência, por uma pequena veia que estourou no olho direito.


Mas aí o velho professor lembra do que falava. Ganha ritmo, se empolga com suas idéias mais recentes. Quer se fazer compreender. “Se você vai a um caixa automático e saca dinheiro, um serviço é prestado e ninguém recebe por ele.” Antes, todo serviço exigia um empregado para fazê-lo. Mas quem mede a pressão com um aparelhinho, em casa, não paga a visita do médico. Software livre, fotos digitais que não carecem de revelação, há uma miríade de funções que não geram mais pagamentos. No entanto, geram valor: o dinheiro na mão, a tranqüilidade de que a pressão vai bem ou a foto da filha soprando a vela de aniversário.


Leia o texto de Pedro Dória, completo aqui


Fonte: Link

Nenhum comentário: