segunda-feira, agosto 13, 2007

Coco verde?


Beber água de coco é um hábito cada vez mais comum e saudável das cidades e capitais do litoral brasileiro, como Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Fortaleza.


Mas existem incovenientes nesse consumo cada vez maior de cocos: montes de lixo formados só pela casca do coco verde.


Estima-se hoje que 70% do lixo no litoral brasileiro seja proveniente do coco que só se aproveitou a água. E esse material, que corresponde a 80% do peso bruto do fruto, leva 10 anos para se degradar.


Mas soluções estão sendo pensadas: os moradores da comunidade de Morro Pintado, em Fortaleza, criaram a primeira unidade de beneficiamento de casca de coco verde do Nordeste.


O projeto "Uso da casca de coco verde como forma de conservação da biodiversidade", apresentado no programa de competição global Development Marketplace do Banco Mundial pela Embrapa Agroindústria Tropical.


A inauguração da unidade foi em julho de 2005 na estação de triagem e transbordo de resíduos sólidos, numa área de três mil metros quadrados.


O desenvolvimento das máquinas para processar a casca de coco verde foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Embrapa, em parceira com a iniciativa privada. A estrutura básica consiste de uma máquina trituradora da casca do coco; uma prensa rotativa e uma máquina classificadora.


A unidade produz o pó do substrato para uso agrícola e a fibra utilizada para fabricar vasos, cordas, forros de carros, estofamentos, placas, artesanato, além de ser isolador térmico e acústico.


Para saber mais: Coco verde reciclado



Fonte: O Povo


Um comentário:

Philippe Jean Henri Mayer disse...

Para conhecerem mais sobre a reciclagem do coco verde:
http://www.cocoverderj.com.br/3.projcv1.htm