segunda-feira, maio 10, 2010


Aeroporto de Sobral

Deu no O Povo:

O Aeroporto Coronel Virgílio Távora, em Sobral, será fechado a partir de amanhã. As operações de pouso e decolagem ficam suspensas em virtude do início de obras no aeródromo. De acordo com o Departamento de Edificações e Rodovias (DER), a intervenção deve durar 90 dias.

O titular do DER, Quintino Vieira, detalha que o fechamento tem início entre hoje e amanhã, à meia-noite. O aeroporto é o mais importante da região Norte do Ceará, com um fluxo diário de voos fretados. Pelo menos cinco empresas fazem fretamentos entre Fortaleza e Sobral. O aeródromo é usado também para transporte de malotes com compensação bancária entre Fortaleza, Sobral e a cidade Parnaíba, localizada no litoral do Piauí.

As obras em Sobral serão feitas para restauração das pistas de pouso e taxiamento e do pátio de estacionamento do aeroporto. O processo de licitação havia sido concluído no em 25 de janeiro. De acordo com o resultado, a empresa responsável pela intervenção é a Copa Engenharia. Já o investimento do Governo do Estado é de R$ 1,4 milhão.

Sobral é uma das cidades cearenses em estudo para ter voos regionais, operados pela Nordeste Aviação Regional (NoAr) Linhas Aéreas, conforme O POVO mostrou com exclusividade no último sábado. Os estudos incluem Fortaleza, Aracati e Camocim. A empresa espera assinar esta semana o contrato de outorga com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e, assim, poder solicitar as rotas de voo. Existe a promessa de operações em todo o Nordeste, em capitais e cidades de médio porte.

O Governo do Estado é o atual administrador do aeroporto de Sobral, por meio do DER. O aeródromo tem a homologação da Anac e pode ter oficialmente operações de pouso e decolagem. Este é um critério exigido pela agência para a implantação de voos regionais. As obras a serem executadas não estabelecem ampliações na pista.

Leia mais aqui

Nenhum comentário: