quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Uma breve historia do virus de computador

PRIMEIRO VIRUS

Em 1986 foi identificado o primeiro vírus de computador. Não existe uma data exata, mas janeiro de 2006 marca o aniversário de 20 anos do vírus, que foi denominado "Brain.A".

O Brain era inofensivo, ou seja, apenas se espalhava para outros sistemas, sem causar danos significativos aos computadores. Entretanto, logo os programadores criaram versões mais hostis, os chamados "vírus de boot", que se tornaram um problema para muitos usuários.


COMO OS COMPUTADORES ERAM INFECTADOS

Nessa época, pré-internet, a disseminação ocoria por meio de disquetes. Assim, passavam-se meses para que um vírus de computador se espalhasse pelo planeta.Em 1995, quando se iniciaram as operações comerciais da Web, eram conhecidos aproximadamente 5 mil vírus.

Note-se que o tempo para que essas pragas se alastrassem permitia às empresas de programas antivírus até enviar suas atualizações pelo correio comum.


A EVOLUÇÃO DO VIRUS

Mas, tudo mudou com a internet, pois o ambiente "online" possibilita que milhares de computadores sejam atacados em poucas horas.

Existem diversas formas de programas danosos atualmente. Uma das mais famosas é o "verme" (ou "worm", em inglês), cujo maior objetivo é a rápida propagação na rede, mas que não causa grandes danos aos sistemas. Outra é o Cavalo de Tróia (ou "Trojan horse"), que embute um código que possibilita que um estranho acesse o computador infectado e envie dados dele para outras máquinas, sem que o proprietário saiba

Nenhum comentário: