segunda-feira, abril 16, 2007

O que comi neste fim de semana

Eu sei, eu sei... Lá em casa todos gostam muito de bolo de carne e mais uma vez fiz um nesse final de semana, só que bem diferente.

Geralmente meus filhos ou minha esposa pede pra mim fazer alguma receita e eu faço e outras vezes faço surpresa.

As duas receitas feitas são de minha autoria e me surpreenderam.


Sabado:


Bolo de carne mediterraneo

1 Kg de carne moída de 1ª
2 lts de molho Pomarola com caldo de costela
3 fatias de pão de forma integral esfarelados
50 gr de alcaparras
50 gr de azeitonas verdes recheadas com pimentão fatiadas
50 gr de azeitonas pretas em pedaços
200 gr de muzarella
4 tomates maduros em rodelas finas
oregano à gosto
sal e pimenta do reino à gosto
azeite à gosto

Molhe os pães esfarelados com o molho pomarola e misture a carne, as azeitonas, as alcaparras, o sal e a pimenta do reino.
Monte o prato em um refratário com uma camad da carne, uma de muzarella, outra de tomate com oregano e outra de carne.
Regue tudo com azeite e leve ao forno até soltar dos lados.

Dica: Ponha ums pedaços de manteiga por cima antes de levar ao forno.

Sirva com uma salada de tomate e rucula.


Domingo:

Lombo de porco recheado com chutney de abacaxi e ervas

1 peça de 1 Kg de lombo de porco
1 abacaxi perola
limão
1 cerveja em lata
1 maço de cebolinha
1 maço de salsinha
folhas de louro
gengibre
canela
uvas passas
3 colheres de sopa de açucar
1/2 colher de sopa de vinagre
3 dentes de alho picados
sal grosso


Tempere de um dia para o outro o lombo com a cerveja e temperos como folhas de louro, suco de limão, alho e um pouco de gengibre.
Faça um chutney de abacaxi: ponha numa panela o abacaxi cortado em cubos, um pouco de agua, gengibre ralado, um pouco de canela em pó, um pouco de uvas passas, o vinagre e o açucar e deixe cozinhat até reduzir. Deixe esfriar e passe em um processador rapidamente.
Misture a salsa picada e a cebolinha picada com o chutney e recheie o lombo.
ponha em um refratário com legumes (usei espigas de milho verde em rodelas, batatas, pimentões, cenouras), ponha sal grosso por cima e leve para assar.

Quando tiver pronto sirva com um arroz primavera e leve o chutney para a mesa em uma molheira.

Show!!!! Delicioso e prático!!!

Nenhum comentário: