segunda-feira, julho 12, 2010

Até quando?

Estarrecedor!

Por Adriana Mabilia, diretamente da Palestina, extraído da Revista Carta Capital



Em 1947, a partilha definida pela ONU destinava cerca de 56,5 % da área total para os judeus e 43,5 % para os árabes (ver a cronologia “Conflito que não tem fim”, nas páginas 18 e seguintes). Hoje, os palestinos vivem em 11% dos territórios que restaram depois da Guerra dos Seis Dias, de 1967 – estes mesmos correspondentes a apenas 22% da área total. Israel ignora tanto a Resolução 242 da ONU, de 1967, que determina a devolução dos territórios anexados, quanto o Acordo de Oslo, de 1993, que prevê a total retirada do exército israelense e o fim da construção de assentamentos judaicos em terras palestinas.


Há mais de 440 mil colonos judeus em assentamentos ilegais na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. E esse número não para de crescer. Em 2005, para abrigar os colonos judeus retirados de 1.800 casas da Faixa de Gaza, o então primeiro-ministro Ariel Sharon construiu 6.500 novas casas em terras confiscadas na Cisjordânia! Com o aval dos Estados Unidos, Israel continua a ignorar as resoluções das Nações Unidas e a desrespeitar a organização.
 
Em 2007, um relatório do Conselho Econômico e Social da ONU avaliou que as restrições impostas por Israel aos palestinos são a principal causa de pobreza e crise humanitária nos territórios ocupados.
 
Leia tudo aqui
 

Nenhum comentário: