sexta-feira, julho 16, 2010

Tempero pronto? Tô fora!

Imagem: Getty Images

A praticidade dos temperos industrializados custa caro para a saúde. Nenhuma das 19 principais variedades do produto vendidas no Brasil tem o consumo recomendado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) em razão da alta concentração de sódio.


Foram investigados itens em pó, pasta e tablete. Entre as amostras analisadas, três delas continham - em uma porção pequena, equivalente a uma colher de chá ou tablete - 70% da quantidade de sódio indicada para um dia inteiro. Os campeões do sódio, de acordo com a Proteste, são os temperos à base de alho e sal, vendidos sob a forma de pasta, em potes. O primeiro da lista, aliás, traz a inscrição "sabor natural" na embalagem.

Com a ingestão dos temperos, diz a Proteste, o risco de passar do limite em relação ao sódio aumenta - um perigo sobretudo para hipertensos. Manuela Dias, nutricionista da Proteste, diz que "o consumidor ultrapassará a quantidade recomendada porque, além dos temperos, irá ingerir outros alimentos com sódio ao longo do dia".

Eu raramente uso temperos prontos em minhas investidas na cozinha, faço meus prórios molhos e temperos ou uso diretamente ingredientes naturais. Mas o pior de tudo é que não importa qual, todos eles deixam a comida com o mesmo gosto.
Fonte: R7

Nenhum comentário: