segunda-feira, março 20, 2006

Deus salve a Rainha


A Monarquia britânica é a mais velha instituição de governo no Reino Unido, tendo suas raízes no século V e sua afirmação no reinado de Athelstan (895 - 939). No início do século XVII (1603) as Coroas inglesas e escocesas uniram-se em uma só monarquia, sob os esforços do rei Jaime I (1566-1625), o monarca que fundou o Reino Unido e continuando a Dinastia dos Stuarts da Escócia.

O jornalista britânico William Shawcross, em entrevista à BBC disse: "Há 50 anos a rainha é a chefe de Estado, o que é um período inacreditavelmente longo. Houve mudanças extraordinárias nas áreas social e econômica. Quando ela subiu ao trono, tínhamos um país que olhava para dentro, pobre depois da II Guerra Mundial. Virtualmente, todo mundo era cristão e 30% da população achava que a rainha tinha sido escolhida por Deus.

A rainha estava no topo dessas mudanças extraordinárias. Em 1952, 95% da população a queria como rainha e queria a monarquia. Agora, a maioria ainda quer a monarquia, mas existem mais críticas sobre ela. Em 1952, nenhum tablóide a atacaria.

A rainha não tem poder, mas é a única coisa que não muda. Todo o resto pode mudar no país, mas a rainha está lá, não necessariamente rindo, mas é segura".

Para saber mais:

http://www.sobiografias.hpg.ig.com.br/RolBrita.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_Unido

http://www.revistadigital.com.br/leitura.asp?CodMateria=969

Nenhum comentário: