quinta-feira, março 23, 2006

O Mago da culinária na TV


Sou um gourmet por hobbie. Quase todo sabado e domingo faço umas receitas pra minha familia. Eles adoram. Quando posso, assisto a quase todos os programas de culinária da TV aberta e da fechada (TV à cabo).

Tem alguns programas que ensinam o básico bem básico. Alguns ensinam a fazer o trivial do dia a dia. E tem aqueles que você só consegue assistir mesmo, não dá pra fazer nada, pois além de dificeis, as receitas contem ingredientes que ninguém acha facilmente por aqui, é o caso de algumas receitas do programa "Receitas de Nigella" da Nigella Lawson.

Tem aquelas receitas do tipo: Petti di quaglia su unido di tagliatelle tartufate. Que é isso???

Mas ninguém ensina uma culinária prática e sofisticada como o Jamie Oliver. Aliás, Oliver é hoje considerado o chef mais influente da TV mundial, e ele só tem 30 anos. Quase nascido e criado dentro de um Pub perto de Essex, Jamie Oliver passou muito tempo de sua infância ajudando na cozinha do restaurante do seu pai. Lá, lavou muitos copos, abriu garrafas de vinhos e até cozinhou. E é porque a culinária Inglesa é muito estigmatizada. Os franceses dizem que os Ingleses comem muito mal. É a vingança dos Ingleses.

Seu programa na GNT: Truques de Oliver é um dos meus favoritos de toda a TV paga. Já fiz vários pratos de sua autoria. São bons e fáceis de fazer.

Tem uma salada que o Oliver ensinou que leva pão italiano torrado na boca do fogão, com folhas verdes e alface roxa, tomates espremidos na mão, algumas alcaparras e um fio generoso de azeite que é uma loucura. Não leva mais de 15 minutos pra fazer. É a receita FBB: Fácil, boa e barata. Qualquer marmanjo faz. Tem uma receita interessante de Salada de Chocolate.

Tem outra receita de sobremesa que leva 02 bananas, 05 tabletes de açucar (em cubinhos) e um pouco de leite. Só isso? Só. Não é fácil.

Mesmo que você não faça as receitas em casa, só de ver o Oliver fazer já é uma diversão. O cara tem um estilo próprio. Quem quiser pode participar de foruns diversos no site dele: http://www.jamieoliver.com/forums/. Tem Fórum de pizza, de
sobremesa, de massas, de tudo.

Não satisfeito, ele lançou o livro: Jamie Oliver, o chef sem segredos. É um monstro da culinária. Quer porque quer que a gente faça e coma suas maravilhas.

Mas aviso aos navegantes: É tudo em inglês. Mas dá pra colher farto material, receitas e truques dele na internet. É só ir à cata!

Consulte a grade da GNT pra conferir e bom apetite!


Nenhum comentário: