sexta-feira, março 24, 2006

Mal necessário?

Diogo Mainardi é hoje talvez o jornalista mais polêmico da mídia brasileira. Talvez seja um dos mais de todos os tempos na mídia brasileira.

Já ficou bem claro que Diogo, apesar de brasileiro, queria ter nascido provavelmente em outro país. Ele mesmo disse em sua coluna na Veja de algumas semanas atrás, que "existem países que deram certo e outros que não deram, o Brasil se insere na segunda categoria".

Quem lê a coluna do Diogo apenas esporadicamente, talvez o ache totalmente desajuizado, incoerente e um franco atirador sem pontaria certa. Mas para quem acompanha sua coluna toda semana, começa a perceber uma certa coerência no que ele escreve.

Na verdade, quando ele atira acidamente e desmedidamente contra o Brasil, a esquerda e outras mais, ele não tá atirando contra mim. Fui perceber isso algum tempo atrás.

Vejam bem: o congresso tá absolvendo todo mundo. Tá um verdadeiro carnaval. Até o Zé Dirceu se achou no direito de entrar no STF de novo para reaver o mandato. E vai, ou alguem duvida disso, depois dos fatos da ultima semana? Então, não dá vontade de escrever uma coluna como a dele?

Agora, quando ele ataca cidades, cantores, compositores, diz que o Caetano não faz música que preste, nem o Chico Buarque, aí sim, eu fico com vontade de escrever pra ele e detonar.

A imprensa no mundo todo tem seus Mainardis. É necessário. É preciso alguém de vez em quando sacudir a cabeça dos brasileiros. Aqui no Brasil aceitamos tudo calado: mensalão, absolvição de bandidos, guerra de traficantes, nossos parentes morrendo nas esquinas, politica malfeita e outras mazelas. Aguentamos tudo mesmo calados. Então vem alguem de vez em quando e chacoalha nossas cabeças com temas polêmicos. Diogo Mainardi é um deles.

Mas como não existe uma parceria da unanimidade com a razão, é preciso que exista quem o odeie. Eu não o amo, mas também não o odeio plenamente. Apenas o leio. E pronto.

Mas o que não falta na web são blogs e sites de ódio ao Diogo Mainardi. E se alguém tem ódio contra ele, é porque o homem perturba. É como aquela velha estória do ser anti-flamengo. Se existe antiflamengo é porque o Flamengo tem uma importância à ponto de incomodar e muito. Não será o mesmo caso?

Amigos, me desculpem, mas mesmo até não gostando às vezes, continuarei lendo a coluna do Diogo. e assistindo tambèm o Manhattan Connection na GNT.

Uma coisa é certa: Diogo Mainardi é campeão quase toda semana de cartas enviadas à Veja. Sinal que muita gente o lê. E a Veja, assim como qualquer veículo de imprensa, vende muito com polêmica.

Mas se você realmente nutre um ódio todo especial ao Diogo Mainardi, então acesse esses endereços:

http://fora-diogo-mainardi.blogspot.com/


http://www.sobrediogo.blogger.com.br/


http://www.canaldaimprensa.com.br/canalant/perfil/tercedi%C3%A7%C3%A3o/identidade.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Não existe coisa que doa mais do que ouvir ou ler as palavras de alguém que nos aponta com o dedo e nos revela nossos próprios erros ou até nos revele quém realmente somos.
Por isso que existem aqueles que não gostam deste excelente jornalista.
Se houvessem mais profissionais valentes e destemidos e com mais vergonha na cara, o Brasil com certeza seria muito diferente.
Para inibir os comentários do Diogo, só o dia em que olharmos no espelho e nos enxerguemos a nos mesmos.

Diogo, meus parabéns pela sua valentia, que sua voz ecoe por todos os cantos deste imenso e maravilhoso país.