quarta-feira, março 29, 2006

O Brasil vai ao espaço

O Brasil vai ao espaço hoje às 23:00 hs. (horário de Brasilia). Marcos Cesár Pontes será o autor desta façanha, pondo o Brasil entre o time seleto de nações que já foram ao espaço.

O que chama mais a atenção dos russos, é a simpatia e a total dedicação de Marcos Pontes pelo projeto. Eles acham que aqui no Brasil ele será considerado um Herói Nacional. Eles inclusive comparam , pela simpatia, Marcos ao grande Yuri Gagarin.

Essa viagem inédita premiará o Programa Espacial Brasileiro e homenageará os 21 profissionais que morreram em agosto de 2003 na Base de Lançamento de Alcantara no Maranhão. A tragédia de Alcantara vai virar um livro. Todos os 21 mortos e mais os que ainda trabalham lá são os vencedores responsáveis por toda esta conquista. Isso é um feito ainda mais grandioso, quando pensamos em como o Brasil peca por não investir em pesquisa e desenvolvimento. É um motivo a mais para comemorar-mos.

Em outros países, Marcos Pontes seria tachado de Herói Nacional. Aqui, pouco se fala nisso. Sei que a grande maioria das pessoas acha os problemas terrenos e cotidianos muito mais importantes, e são. Mas na hora de chamarmos o Brasil de atrasado tecnologicamente, de não sermos sérios, de esquecermos facilmente nossa própria história , esquecemos das pessoas que estudaram muito e desenvolveram aqui no Brasil coisas maravilhosas até para os grandes notáveis que são os EUA e a Russia.

Os profissionais que fazem o Programa Espacial Brasileiro talvez tenham espaço para trabalhar em qualquer país de primeiro mundo, ganhando salários altos e com toda verba disponível para pesquisas e desenvolvimento, mas preferiram ficar no Brasil.

Eu vi o foguete e vi também a Bandeira do Brasil (enorme por sinal) pintada lá no alto do foguete. A Bandeira do Brasil e o símbolo da Agência Espacial Brasileira. É muito emocionante (pelo menos para mim).

Quem tem TV por assinatura, pode conferir na Globonews às 23:00 hs o Brasil entrar para a História como mais uma nação que está melhorando de vida e alçando um vôo mais alto do que todas as outras nações, que só poderão se dar ao luxo de ter inveja de nós.

Acompanha pela internet o lançamento: http://www.marcospontes.net/abertura.htm

Boa Viagem Marcos! Leve o Brasil bem para o alto, já que aqui na Terra, muitos o estão levando bem para baixo.

Nenhum comentário: