sexta-feira, março 31, 2006

Leiam como o Brasil trata seus heróis


O médico da Aeronáutica Luiz Cláudio Lutiis (foto acima), que faz o acompanhamento da saúde de Marcos Pontes declarou ontem à imprensa que a Agencia Espacial Brasileira não ajudou e ainda atrapalhou a viagem de Marcos Pontes ao espaço.

Lutiis declarou: "Se ele (Marcos Pontes) tivesse deixado as autoridades tomarem conta do programa e propiciarem a possibilidade do vôo, estaria esperando até hoje. Talvez nem treinamento tivesse feito. Infelizmente, isso é um fato".

O absurdo é ainda maior quando Lutiis afirma que se não fosse a ajuda da Nasa, Marcos estaria totalmente isolado do resto do mundo e até para acessar à internet ele contava com os equipamentos e o apoio da Nasa. Incrível!

Marcos não pôde utilizar os equipamentos dos russos (computadores e telefones), pois para utilizá-los, teria de ser feito uma solicitação com antecedência, o que não foi feito pela Agência Espacial Brasileira, daí a ajuda do escritório que a Nasa mantém no complexo. É realmente um absurdo sem precedentes.

O pior de tudo ainda estápor vir: nenhum representante do Governo Brasileiro foi ao Cazaquistão para o lançamento de Marcos. Marcos só contou com a familia (que pôde ir), o médico Luiz Cláudio Lutiis e alguns profissionais da Agência Espacial Brasileira, e só!

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sérgio Gaudenzi (que foi um dos que foram contra à ida de Marcos ao espaço) afirmou que ajudou e muito. Parece que não!

A Roskosmos (a agência espacial russa) afirmou que Marcos foi aprovado com notas EXCELENTES, e para ir ao espaço sem o apoio devido, Marcos se esforçou além da conta e mereceu cada segundo de sua viagem.

Só tenho que lamentar o fato e me alegrar por Marcos ter conseguido.

Nos EUA, astronautas são tratados com todo respeito, apoio e como heróis.

É assim que o Brasil trata seus verdadeiros heróis!

Nenhum comentário: