quinta-feira, fevereiro 21, 2008

Bendita receita 606


A melhor maneira de começar esta edição é agradecendo a Moacyr de Carvalho Dias. Sem sua obstinação, sem sua curiosidade culinária, não apenas não teríamos a bela imagem que rouba as atenções nesta página como teríamos sido privados de um sabor que vem fazendo parte das mesas brasileiras há décadas.

Foi ele o criador do moderno requeijão cremoso, uma invenção que nasceu de muita sensibilidade, mas principalmente de trabalho duro, como ele narrou ao Paladar.
O fazendeiro e empresário recebeu a reportagem em sua casa no Sítio da Ferradura, em Poços de Caldas, cercado por galinhas, pavões, micos e outros bichos espalhados pelo terreno. No escritório, rodeado por aves empalhadas, ovos coloridos, chocadeiras, esse senhor de 88 anos, bigode branco e chapéu panamá, contou, com informalidade e bom humor, como simplesmente revolucionou a indústria de laticínios do país.

Foi a fórmula número 606, desenvolvida por "seu" Moacyr, então presidente dos Laticínios Poços de Caldas, que deu ao requeijão as características que conquistariam os mercados.
A origem do requeijão no Brasil, contudo, remonta à época da chegada das primeiras famílias portuguesas ao País, conta Lucinha Nunes, cozinheira e pesquisadora da culinária brasileira: "O requeijão, como outros quitutes, nasceu no ritual do chá colonial servido nas casas dos coronéis.

Uma disputa por qual deles era o melhor incentivou as sinhás a inventarem novas delícias. Além disso, o requeijão era uma das formas de aproveitar o leite excedente, já que não havia geladeira."


Mas afinal o que é o requeijão?

Saiba a resposta ou leia a matéria completa aqui

Nenhum comentário: