sexta-feira, novembro 28, 2008

Alimentos esquisitos


Esse é o queijo Casu Marzu. Proibido em muitos países, o Casu Marzu é curtido utilizando-se larvas vivas de insetos voadores. Diz-se que essa técnica permite um sabor forte, picante e único ao Casu Marzu.


O Casu marzu (também chamado casu modde, casu cundhídu, ou em italiano formaggio marcio) é um queijo originário da Sardenha, Itália, conhecido por servir de habitat a larvas de insectos vivas. Casu marzu significa "queijo podre" em Sardenho.


Derivado do Pecorino Sardo, casu marzu vai além da fermentação normal até ao ponto da decomposição, feita pela acção digestiva das lavras da mosca-do-queijo. Estas larvas são deliberadamente introduzidas no queijo, causando um elevado nível de fermentação e decompondo as moléculas gordas do queijo. A textura torna-se então pastosa, com algum líquido, a que os sardenhos chamam lagrima. As larvas são brancas e semi-transparentes, com um comprimento de 8 mm. Quando perturbadas, conseguem saltar até à altura de 15 cm. Algumas pessoas retiram as larvas antes de consumir o queijo. Outras não.


Confiram como se faz e como se come, o Casu marzu:







Agora confiram outros 9 alimentos esquisitos em 10 Weird Gourmet Foods

Nenhum comentário: