segunda-feira, abril 20, 2009

Receitas de minhas curtas férias - 1

Uma das esculturas gigantes esculpidas nas falésias de Majorlândia pelo artista da terra Toinho de Carneiro

Mas como eu estava naquele litoral, que adoro tanto, o Litoral Leste do Ceará, os 5 dias me fizeram bem.

Ficamos na casa de meu cunhado Mizael, que fica muita bem localizada, em Majorlândia. Só pra se ter uma idéia, ficávamos na varanda da casa, com vista para o mar, espiando quando as jangadas chegavam, para compráramos peixes frescos e sangrando ainda.

Comprei alguns dos peixes que mais gosto e muito camarão. Comprei uma Garoupa de 4,5 Kgs (R$ 8,00 o quilo - em Fortaleza custa R$ 17,00), um Sirigado de 3,5 Kgs (Por inacreditáveis R$ 7,00 o quilo - em Fortaleza custa quase R$ 19,00), várias "peixinhas" como Guaiuba, Ariacó e Biquara, que são ótimos peixes para se fritar e comer com um baião de dois, farofa e vinagrete, tudo acompanhado de uma cerveja gelada.

Vejam algumas receitas que fiz:




Ariacó frito com azeite e ervas e risoto de camarão a minha moda


Para o peixe:


1 Ariacó para cada pessoa
sal
pimenta do reino
suco de limão
ervas frescas a gosto (usei alecrim)



Para o risoto - 2 pessoas


1 xicara rasa de arroz Arborio
1/2 taça de vinho
caldo de camarão (faça com as cascas, cabeças e temperos e depois côe)
1 tomate maduro sem pele
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de leite de coco
1 colher de chá de azeite de dendê substituindo a manteiga


O ideal é solicitar ajudo, eu tive ajuda de minha esposa e de uma boa Bohemia gelada. Enquanto fazia o risoto, minha esposa fritava os peixes.

Tempere os peixes com sal, pimenta do reino, limão e alecrim e frite delicadamente os peixinhos.

Faça o risoto de modo tradicional, refogando a cebola e o alho no azeite.

Acrescente o arroz e dê uma leve refogada.

Acrescente o vinho branco e deixe por uns 20 segundos.

Acrescente o leite de coco e o azeite de dendê.

Comece então a pôr aos poucos o caldo de camarão até dar o ponto que você gosta. O ideal é que esteja Al dente.

Nenhum comentário: