segunda-feira, junho 07, 2010

Cores desbotadas

Já vou avisando que eu não comprei o gibi com a morte do Capitão América! Dei uma lida rápida na banca. Isso mesmo! Dei uma lida rápida na banca e não me arrependo disso. O dono da banca era conhecido meu e sabe que sempre compro alguma coisa no final, mas não isso. Já estou de saco cheio dessas revistas que vem falando da morte de algum super-herói para enganar os incautos, leiam-se leitores de quadrinhos, e depois o cara aparece firme e forte como se nada tivesse acontecido.
Os quadrinhos japoneses e europeus são mais honestos nisso do que os americanos.


Eram os idos de 1940 e as revistas em quadrinhos vendiam aos milhares dando lucros astronômicos para os donos das editoras; e somente para eles. Goodman, o dono do que futuramente viria a se chamar Marvel Comics, queria um herói patriótico, já existia um chamado Shield, e comentou isso com uma dupla de jovens que aproveitando uma idéia existente colocaram mais algum molho na sopa. Como assim? Joe Simon pegou a idéia do Shield, melhorando seu desenho, colocou o herói com as cores da bandeira americana e, ainda por cima, deu ao personagem um escudo com as mesmas cores, estava pronto o herói que veio a se chamar de Capitão América! Quem ele chamou para desenhar as primeiras páginas, fazer uma capa e mostrar para o chefão? Ninguém mais do que Jack Kirby! Os dois arrebentaram!

Kirby nunca pode freqüentar as escolas de arte e estudar anatomia, sendo assim, ele aprendeu com e experiência do dia a dia. Quando desenhava fazia com que os seus personagens ganhassem vida nos quadrinhos com poses e musculaturas que fascinavam os adolescentes daquela época. Era ágil, poderoso, incrível a maneira como ele usava cada canto dos quadros. Até hoje ele é reverenciado por isso. Com os argumentos de Simon e o desenho de Kirby o Capitão América se tornou um grande sucesso.

Claro, tudo isso foi calculado. Primeiramente o uniforme, com as cores da bandeira americana. Quem em perfeito juízo iria se vestir daquele jeito em uma guerra, ainda mais a segunda guerra mundial, que inaugurou a guerra moderna e tecnológica!?

Leia tudo aqui

Nenhum comentário: