segunda-feira, junho 21, 2010

O Pirambu Digital é show



Era uma vez um grupo de jovens, moradores da periferia de Fortaleza, que, a partir do estudo, conheceu o mundo e foi reconhecido por ele. O enredo pode até parecer ficcional, mas essa é a realidade dos jovens da cooperativa Pirambu Digital. Iniciativa do professor Mauro Oliveira, que queria ver os estudantes formados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE, o antigo Cefet-CE) trabalhando a favor do próprio bairro, o Pirambu Digital envolve jovens que acreditam ser possível transformar a realidade social através da educação. Joviniano Junior e João Paulo Rodrigues são dois deles.


Formados pelo IFCE, Joviniano Júnior, João Paulo e mais 118 estudantes do bairro, coordenados pelo professor Mauro, se uniram e criaram em 2006 a cooperativa, que desenvolve sistemas de computadores e contribui para a inclusão digital da antes excluída população do Pirambu. Atualmente, são 34 cooperados produzindo softwares e redes de computadores, além de serem coordenados projetos sociais que beneficiam, por ano, cerca de mil pessoas.

A ideia deu certo e se tornou um exemplo. Os jovens já apresentaram a iniciativa em diversos fóruns e encontros sobre economia solidária e desenvolvimento tecnológico ao redor do mundo. A próxima parada é Marseille, na França. Em julho, Joviniano, que é o diretor de negócios da cooperativa, deve viajar para um evento que discutirá os efeitos sociais das novas tecnologias. Essa não será a primeira visita do jovem ao país europeu. No final de 2009, Joviniano morou em Paris, estudando redes de computadores e TV digital

Leia tudo aqui
 
Conheço o Pirambu Digital pessoalmente e confesso que me surpreendi com a qualidade do trabalho feito por lá. Parabéns!
 
 
 

Nenhum comentário: