segunda-feira, junho 28, 2010

O Irã vai ser líder em tecnologia?

Cada vez mais os dados disponíveis mostram claramente a existência de forte correlação positiva entre a capacidade científica e tecnológica de um país e o seu desenvolvimento econômico.


A existência de uma forte base científica e tecnológica assegura maiores possibilidades de desenvolvimento. A conscientização crescente dos diferentes governos tem propiciado um crescimento no investimento em Ciência e Tecnologia pela grande maioria das nações, levando a um crescimento contínuo na contribuição científica oferecida pelos diferentes países e que pode ser mensurado pelo número de artigos científicos publicados em revistas especializadas.

Em 1981, os 50 maiores produtores de conhecimento científico foram responsáveis pela publicação de 468.707 artigos, enquanto que em 2007 este número foi de 1.184.426, o que representa um aumento de cerca de duas vezes e meia em 26 anos. Alguns países crescem a cada ano— veja-se o que vem acontecendo com a China.

Nos últimos meses o Irã tem sido o foco da atenção mundial em parte devido ao seu programa nuclear que, a julgar pelo que tem sido descrito na imprensa, vem obtendo avanços significativos no enriquecimento de urânio. Qual a base científica atual do Irã e como tem evoluído a atividade científica em países da região como Israel, Egito e Turquia? Em 1981, o Irã ocupava a quadragésima sétima posição, enquanto Israel, Egito e Turquia ocupavam a décima sétima, a trigésima terceira e a trigésima posição, respectivamente.

Em 2008, o Irã chegou à vigésima sexta posição enquanto os demais ocupavam a vigésima, a quadragésima e a décima quinta posição, respectivamente. Esses dados apontam para um crescimento significativo da atividade científica na Turquia e no Irã. Eles são abrangentes e consideram todos os campos da atividade científica.

Leia tudo aqui

Nenhum comentário: