segunda-feira, fevereiro 06, 2006

A História do Whisky

O Whisky é considerado a mais nobre das bebidas destiladas devido a seu sabor peculiar, à sensação de bem estar que provoca e pelas características de sua produção. Seus ingredientes básicos são a cevada e o centeio dos quais é produzido um xarope básico chamado de malte. A partir dele, ocorre o processo de destilação no qual ele é misturado com água. Após a destilação ocorre o processo de filtragem e o por último o de envelhecimento.


1- A HISTÓRIA DO WHISKY

A primeira referência escrita ao whisky aparece num documento de 1494 em que o rei James IV ordenava ao frade John Cor para fazer "aqua vitae" na quantidade de "VIII bolts of malt" o que equivale a 400 garrafas de whisky de hoje. O frade Cor pertencia à Ordem dos Beneditions na Abadia de Lindores. Diz-se que tal resultou do primeiro contacto do rei com a "aqua vitae" em Islay (ou "uisge beatha" em Celta).



A primeira destilaria mencionada num documento oficial foi em Ferintosh na "Black Isle" em 1670 e foi estabelecida por Duncan Forbes, na Escócia é claro!

Em meados do Sec XIX todos os grandes nomes dos nossos dias tais como Ballantine, Johnnie Walker, Arthur Bell fizeram fortuna com a descoberta do "blended" ou seja, a utilização de outros grãos que não a cevada maltada. Isso permitiu uma explosão do mercado sendo o Scotch exportado para todo e qualquer lugar aonde houvesse expatriados.

Existem hoje em funcionamento 87 destilarias de single malt e 6 de grain whiskies. Numa garrafa de scotch whisky existem cerca de 800 compostos químicos dos quais 44 vêm do carvalho do barril. Para receber o título de scotch whisky tem que ser destilado e envelhecido na Escócia no mínimo por três anos. Não existem 2 scotch whiskies iguais, embora algumas vezes duas ou mais destilarias pertençam ao mesmo dono, usem a mesma cevada, água, etc... Elas sempre produzirão produtos finais diferentes. Uma vez engarrafado completa seu envelhecimento.

2- CLASSIFICAÇÃO DE WHISKY

O whisky caracteriza-se por um conjunto de dimensões precisas. Uma análise atenta no rótulo de qualquer marca de scoth permite identificar o produto:

  • Por Cereal utilizado: Apenas cevada maltada (MALTE) ou de mistura de varios cereais tais como o milho, trigo, aveia, centeio, cevada maltada e/ou não maltada (BLENDED) para os escoceses.
  • Por Destilaria de produção: uma única (SINGLE) ou várias destilarias (VATTED)
Portanto o Whisky pode ser:

Single Malt: feito só de cevada, não contendo nenhum tipo de mistura e fabricado em apenas uma destilaria.
Vatted: formado pela mistura de dois ou mais singles maltes.
Grain: produzido com cereais como milho ou trigo e alguns de centeio.
Blended: é o whisky mais globalizado. Seu sabor e identidade são o resultado da mistura de whisky de malte e de grão.

3- PRINCIPAIS TIPOS DE WHISKY

SCOTCH
A maioria absoluta dos scotches bebidos no mundo é de blends, ou seja, mistura de uísques destilados em alambiques.
BOURBON
O Bourbon americano, por exemplo, é um destilado de milho; ele deve conter pelo menos 51% de milho, mais geralmente tem 60% a 80% deste cereal e o restante de pequenas proporções de cevada e centeio.
TENESSEE WHISKEY
O uísque Tenessee, produzido no Estado americano de mesmo nome tem pelo menos 51% de cereal em sua composição.
RISH WHISKY
O Irish Whiskey, o uísque irlandês, onde é usado o carvão para aquecer o malte em seus alambiques, material este que não exerce influência sobre o sabor da bebida.



4- ALGUMAS CURIOSIDADES DO WHISKY:

  • A primeira importação de Scotch Whisky pelo Brasil ocorreu em 1850 e foi um 1/2 barril de 100 litros.
  • A Escócia produz 4 milhões de garrafas por dia.
  • Os EUA consomem 400 mil por dia.
  • A Escócia consome 500 mil por semana. 85% de toda a produção vai para a exportação.
  • Garrafas com conta-gotas só mesmo para América Latina e alguns países com costume de falsificar Whisky em grande quantidade. O conta-gotas serve para dificultar esta ação.
5- DICAS PARA AJUDAR A IDENTIFICAR O BOM WHISKY:

  • SELO DO IPI - Toda bebida importada destilada, como uísque, vodca, conhaques, brandies, licores, Steinhager, tequilas, gin, aguardentes, e champanhes - da região do mesmo nome na França - devem sempre conter o selo de IPI na cor vermelha. O referido selo, em papel-moeda, é numerado e impresso pela Casa da Moeda.
  • SELO DO IMPORTADOR - Toda bebida, seja ela nacional ou importada, tem sempre na parte de trás da garrafa uma etiqueta ou rótulo com o nome do importador ou fabricante, contendo inclusive algumas informações como: composição do produto e data de validade.
  • Não existe um teste para bebedores normais do tipo: balançar a garrafa e ver as bolhas, tentar sentir o aroma do malte e outros que existem por aí, que autentique a origem do Whisky. O ideal é adquirir suas garrafas de locais de procedência conhecida.

6- CONCLUSÕES FINAIS

Para o Escocês tradicional o Whisky é uma garrafa, embrulhada num mistério dentro de um enigma. A grande arte de beber é saber quando parar!

Para o brasileiro o Whisky é o melhor amigo do Homem, é o cachorro engarrafado.

E para cada 100 pessoas que garantem identificar as marcas de Scotch Whisky, 99 mentem.


Para saber mais sobre Whisky:

http://www.abcw.com.br/index2.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Uisque

http://www.whisky.com.pt/


Fontes: Single Malt Club, ABCW e Wikipédia

6 comentários:

Nait Sabés disse...

Acho que o primeiro Whisky foi produzido na Irlanda por monges católicos e nao na Escócia. Mas esse seu relato esta muito bom. as fontes sao boas e eu gostei muito das dicas, realmente é isso o que acontece. Abracao e aprecie seu Whisky, Abraco...

Nait Sabés disse...

KKKK tbm sou cearense e adoro Whisky, mas nao sou desses que tentam adivinhar o conteudo pelo aroma ou pelo sabor, leio o rótulo. kkk boa kra vlw.

Unknown disse...

Não conheço nada de whisky, sei mesmo é beber, e todos eles vem de cereais, sejam eles falsificados ou originais, quem gosta de beber marca, que beba e compre em lugares com procedência, c/ uma símples seringa c/ uma agulha bem fina consegue-se envazar em uma garrafa original um whisky falso, então somente beba por prazer e ñ por dizer que conhece.
David de Camaçarí-Ba david.pingafogo@hotmail.com

claudio nicolae disse...

Não vou discutir sobre a validade do teste de balancear a garrafa para ver a consistência das bolhas. Sei que comigo a mais de trinta anos isso funciona não tendo me enganado uma unica vez, talvez por sorte ou por saber exatamente como fazer o teste.

claudio nicolae disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
claudio nicolae disse...

No lugar de balancear a garrafa, favor ler, balançar.
Fica "portuguelisticamente" mais correto.