quarta-feira, fevereiro 22, 2006

O que são Portais de Internet? E onde encontra-los?

Um portal de Internet é mais que uma porta de entrada no mundo virtual, que possibilita ao internauta uma navegação organizada por diversos sites dos mais variados temas. Basicamente um portal serve para disponibilizar serviços, conteúdos e listas organizadas de sites variados.

Para isso os portais têm, geralmente, uma zona de conteúdos na qual variam os mais diversos temas, desde canais de notícias até esportes, passando por humor, receitas, bolsa de valores, horóscopos, meteorologia, e outros. Para possibilitar o encaminhamento de tráfego, um portal precisa de um diretório de pesquisa e o motor de busca.

Selecionei para você alguns portais interessantes e úteis:

Portal do Governo do Brasil - Portal que dá acesso a todas as informações sobre a Máquina Federal. Muito útil para quem precisa, mas interessante visitar e navegar, mesmo que seja só para conhecer. Veja também o Portal de Serviços do Governo Federal


Portal da Musica Brasileira - Este portal foi desenvolvido para divulgar a MPB lá fora. Neste endereço você encontra figuinhas carimbadas como Alcione, Emílio Santiago, Leila Pinheiro e outros nomes da MPB desconhecidos do público. Muito legal.

Portal da Itália - Muito interessante, muito mesmo. Quer conhecer a Itália sem sair de casa? É aqui mesmo. Nele você tem o mapa da Itália e pontinhos azuis representando cidades, em cada cidade que você clicar, abre-se um mundo de sites de todos os tipos e categorias. Paciência, pois é muita coisa para visitar. Sensacional!

Portal do Rock -Um dos muitos portais de rock que existe por aí. É interessante.

Portal de culinária e viagem
- Você viaja e curte a culinária de cada lugar. Muito legal.

Portal de Arqueologia –Portal muito interessante sobre arqueologia e suas vertentes. O portal é em inglês. Para quem gosta, como eu, é prato cheio.

Portal de Dietas –Portal Português de dietas. Para quem precisa e para quem acha que precisa, é interessante navegar aqui. E a língua do portal ajuda: Português.
Veja também o portal Dietas Úteis

Portal de Fotos e Imagens - Muito legal este portal. Simples para navegar, sem muita arte, mas muito eficiente em direcionar. Inclui inclusive o endereço do Webshots, um dos melhores sites de imagens e papeis de parede.

Portal dos papéis de Parede - Muito legal e dividido por categorias. Dá para passar um ano ou mais mudando o papel de parede todo dia.

Portal de História - Para quem gosta de História como eu, é mais que prato cheio. Dividido por História do Brasil, História Geral e História da América é bom para quem curte, quem estuda e quem quer pesquisar. Imperdível.

Veja também outros portais de História:

http://www.arqnet.pt/
http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/index.html
http://www.tg3.com.br/mundoantigo/

Portal de segurança de Internet - Portal útil e necessário para os dias atuais, em que navegar parece ser cada vez mais arriscado com essa onda de ataques de piratas da Internet. São dicas, artigos, noticias sobre tudo que envolve segurança ao navegar. Visite.

Portal de Tecnologia - Escolhi este portal por ser simples e fácil para internautas menos avançados. Tem dicas, artigos e programas úteis e obrigatórios em computadores. Fácil de navegar e imperdível

Portal de Curiosidades
- Legal. Muitos sites disponíveis para você acessar. Confira!

Portal do Software Livre do Governo Federal
– Interessante portal para quem se interessa pelo assunto. Software Livre. Achei bem completo. Tem inclusive alguns aspectos da legislação vigente e outras coisas úteis.
Veja também:

https://gestao.idbrasil.gov.br/menu_interno/06-softwarelivre

http://www.interlegis.gov.br/produtos_servicos/20020109081705/20020703100534/20020703113935

Portal do Linux -Portal bem completo, só que em inglês. Mas vale a pena navegar por este portal. Quem se interessa por Linux não pode perder esta.
Veja também: http://www.vivaolinux.com.br/

Nenhum comentário: