quarta-feira, maio 23, 2007

Quem manda mais? Tasso Jereissati ou o Povo de Fortaleza?

A Lei Municipal que regulamenta a realização de plebiscitos e referendos em Fortaleza completa dez anos no próximo dia 25 de junho e nunca foi aplicada. Agora vai!


A Prefeitura de Fortaleza vai aplicar um referendo para ratificar ou não a licença concedida pela Prefeitura para a construção do Iguatemi Empresarial – uma torre de 15 andares às margens do rio Cocó, principal bacia hidrográfica da capital.



O empreendimento pertence ao Grupo Jereissati, do senador Tasso Jereissati. Na avaliação do procurador da República, Oscar Costa Filho, a proposta é inconstitucional, fere o princípio da autonomia entre os poderes. Não é o que entende o procurador geral do Município, Martônio Mont’Alverne.

O SOS Cocó é um movimento que surgiu nos anos 80 em defesa do rio Cocó e na reivindicação de um parque que protegesse o mangue, objetivo que foi, sim, conseguido. No dia 22 de março, Dia da Água, o grupo ressurgiu em um protesto pela água e pela vida no Parque do Cocó e, depois disso, recebeu pessoas e grupos ligados à questão ambiental.


No dia 1º de abril, o movimento organizou uma visita a uma área de construção da avenida Juarez Barroso, que não só faz borda com o rio, como já soterrou um pedaço para a construção da avenida, que está parada após bloqueio judicial. No dia 22 de abril, o Dia da Terra foi comemorado numa grande manifestação pela água, pelo verde e pela vida com apresentação de capoeira, oração para Gaia e protestos anticapitalistas na caminhada do Parque do Cocó ao shopping Iguatemi, exatamente em frente ao local onde o Iguatemi Empresarial será construído.





Os caras estão construindo e degradando manguezais e areas protegidas de meio-ambiente shoppingis e empreendimentos sem culpa alguma nem quem os impeça!


Agora o Povo de Fortaleza espera dar um basta!!


Nenhum comentário: