sexta-feira, novembro 07, 2008

Agora que a crise vai pegar aqui no Brasil

Mirian Leitão escreveu:

O setor de transporte, principalmente o de cargas, já começa a sentir os efeitos da crise. Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio Andrade, já há diminuição na demanda por transporte, principalmente entre quem trabalha com commodities.

Como exemplo, a Vale já anunciou férias coletivas e isto diminui a produção da empresa, o que vai diminuir a produção e, conseqüentemente, a necessidade de transporte. Não obstante, o presidente da CNT usou o setor de minério como um dos mais problemáticos para os transportes. Já há empresários suspendendo investimentos.

Outro dado do setor: até setembro, tinha fila de espera de seis meses para comprar um caminhão, ou para se conseguir vagão de trem. Agora, a espera caiu para três meses. E esse tempo pode ficar ainda mais curto nos próximos meses.

- Nesta crise, o 'buraco' é muito maior do que parece. É grande, é estrutural. São questões muito sérias, no mundo todo. Acredito que o Brasil vai ser afetado, principalmente no ano que vem. Estamos no fim do ano e 2008 teve um crescimento grande. Normal ainda não termos sido tão afetados. Mas já há diminuição no transporte, empresários reclamando e cancelando investimentos. O ano que vem deve ser pior - disse Clésio.

Nenhum comentário: