terça-feira, julho 25, 2006

Medida em boa hora

Olha que boa noticia: as grandes cadeias de supermercados e redes de restaurantes e lanchonetes dos EUA e Europa anunciaram que vão deixar de exportar soja dos produtores que não comprovarem que a origem da soja é de área que foi desmatada.

De acordo com as empresas, o cancelamento da compra de soja produzida em áreas de "novos desmatamentos" vale para as "safras plantadas a partir de 2006". Daqui a dois anos haverá uma nova rodada de negociação e a possível renovação da medida.

Entre as empresas que serão ser afetadas pelo boicote estão as multinacionais americanas Cargill, Bunge e ADM e a brasileira Grupo André Maggi - ligada ao governador do Mato Grosso, Blairo Maggi.

Aliás, o Governador de Mato Grosso, Blairo Maggi é o maior produtor individual de soja do mundo e um dos maiores desmatadores do Brasil atualmente e não tem ninguem pelas bandas de Mato Grosso que faça nada. Nem o Governo Federal que é muito brando quando o assunto é desmatamento.

Só mesmo tomando medidas contra o bolso desses desmatadores é que poderemos ver medidas concretas sendo tomadas. Enquanto isso...

Nenhum comentário: