terça-feira, julho 11, 2006

Parabens pelo seu dia

Ontem, dia 10 de julho, foi comemorado o dia da pizza. Não conheço um só brasileiro que não goste de pizza, é quase uma unanimidade nacional.

Mas quem a inventou e quando? Você vai saber agora: A pizza já era saboreada pelos antigos hebreus e egipicios (sempre eles) não como a conhecemos hoje, mas um disco feito da mistura de agua com trigo chamado "pão de abrahão". Essa mistura era assada em fornos. Depois os egipicios resolveram adicionar ingredientes tais como azeitonas, ervas e outros. Foram as primeiras pizzas!

Mas a pizza como a conhecemos ainda não era conhecida pela Europa, nem na Itália, até que os espanhois introduziram o tomate na Europa, e eles, os espanhois (quem diria) fizeram as primeiras pizzas com molho de tomate. Mas as pizzas eram comidas como grandes sanduiches, já que a dobravam como tal.

Os italianos da região de Napoles foram os que fizeram as primeiras pizzas como a conhecemos. Eles começaram a utilizar outros ingredientes como azeite, alho, ervas e peixes como anchovas (até hoje). Alguns napolitanos, pra variar resolveram fechar as pizzas, inventando assim o "calzone".

Logo vieram as famosas pizzas do tipo Margherita (em homenagem à Rainha Margherita de Saboia) e elas se tornaram a sensação por lá, com seus vários recheios.

Hoje, existe uma Lei na Itália que define, em várias clausulas o que é uma verdadeira "pizza napolitana". Tudo o mais que não seguir estas clausulas, não pode ser considerada uma pizza. Eis um trecho do texto da Lei, que tirei de um site: O texto decreta que a pizza napolitana deve ser redonda e seu diâmetro não pode superar os 35 centímetros. O centro da pizza não deve superar a 3 milímetros de espessura e a borda não pode passar de dois centímetros. A lei especifica quais os tipos de farinha, sal, fermento e tomates que podem ser usados. As cláusulas são recheadas de detalhes.

Olha, para mim o segredo da pizza é o molho. Um molho bem feito é quase tudo na pizza. A masa também deve ser entida como sabor. O recheio é apenas um complemento.

O molho original por exemplo deve ser feito apenas com tomates de qualidade, azeite, sal, açucar. Eu acrescentaria apenas umas duas pitadas de oregano seco. Nada de cebola e alho e outros ingredientes. Só isso. E o recheio é o de sua preferência.

Uma de minhas pizzas favoritas é essa aí que costumo fazer lá em casa. É maravilhosa e a faço muito:

Pizza Julio Abreu (aprendi a receita em uma casa de rodizio de massas)

Massa de pão já pronta estendida em uma forma
Bastante molho de tomate básico
fatias finissimas de presunto suíno
fatias de muzzarella
cogumelos fatiados
cebola cortada em rodelas finissimas
oregano por cima


Pizza tropical

massa de pão já pronta e estendida em uma forma
bastante molho de tomate básico
muzarella ralada
fatias picadas de presunto suino defumado
frutas em conservas (use figos, goiaba, pessego, abacaxi)
Um pouco do caldo de frutas por cima
oregano à gosto

Adoro e sempre adorarei esta que é uma invenção de peso (literalmente). Parabens pelo seu dia amiga pizza!

Nenhum comentário: