segunda-feira, julho 17, 2006

O que comi este fim de semana


Neste fim de semana, O Pão de Açucar fez uma promoção de suínos. Qualquer corte por R$ 3,99. Barato heim?! Comprei uns 3 Kg e comprei também abobora que tava linda e muito barata mesmo.

Resolvi fazer algo oriental e comprei Missô (pasta salgada de soja e arroz) e outros ingredientes e parti para o trabalho.

Duas coisas que devemos saber para trabalhar com missô: o missô é uma pasta bastante concentrada de soja e arroz e é salgada. Então devemos ter os seguintes cuidados: ela por ser bastante concentrada, tem o sabor bem forte e por isso não devemos exagerar. Só pôr mais sal na comida se formos usa-la em pequena quantidade. Ela é bastante enzimática, então cuidado para não exagerar, você não vai gostar.


Sabado

Porco no missô

1,5 Kg de pernil de porco cortado em cubos médios
2 folhas de louro
2 cebolas
5 dentes de alho
3 tomates maduros em rodelas
3 colheres de sopa de missô
1 colher de café de açucar
1/2 lt de cerveja
um punhado de folhinhas de erva-doce fresca (em qualquer super-mercado vende)
pimenta do reino

Corte em cubos o porco e tempere com pimenta do reino. Ponha em uma panela de pressão com o alho, a cebola picada, a cerveja, a erva-doce e o louro e ponha pra cozinhar. Quando estiver quase cosida abra a panela de pressão e ponha o tomate. Quando estiver cozida, abra a panela e vá pondo aos poucos as colheres de missô e provando para ver o sabor que mais lhe agrada. Quando estiver ao seu gosto, acrescente o açucar e mexa muito bem até incorporar. Açenda o fogo e deixe dá uma leve fervida. Prove e ao servir jogue por cima um punhado de cebolinha cortada em fatias fininhas pra dar o toque oriental.

Sirva com abobora ao forno com sal grosso.

1 Kg de abobora de leite ou jacaré cortada em quadrados com casca. Tempere os quadrados com pimenta do reino, azeite e mais um pouco de folhas de erva-doce frescas. Ponha em uma assadeira untada e arrume direito. Jogue por cima o sal grosso e leve ao forno para assar.

É absolutamente maravilhoso!!!


Domingo

Pernil de porco ao molho oriental

1,5 Kg de pernil de porco
1 copo de cachaça (usei a Ypioca empalhada)
pimenta do reino
sal grosso
azeite
3 dentes de alho
3 tomates maduros e rodelas
alecrim fresco (se não tiver use o seco)
1 colher de sopa de missô
1 colher de sopa de açucar
cebolinha picada

Deixe marinar por uma noite o porco na cachaça, alho espremido, pimenta do reino e bastante alecrim. Na hora de fazer aqueça uma frigideira grande e asse o pedaço de pernil com sal grosso por cima em azeite. Depois de assado, retire o pernil e reserve.
Agora ponha o molho da marinada na frigideira e com uma espatula vá mexendo até soltar a crosta que ficou do pernil na frigideira. Junte a colher de missô e mexa bem até incorporar. Ponha o açucar e os tomates e deixe caramelizar um pouco. Monte o prato jogando cebolinha por cima para dar o toque oriental.

Sirva com suflê de abobora e alecrim. Fica perfeito!!


Maravilha meus amigos!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ciao Amigu Brasileiru! Woow! Che gusto che deve essere questa comida! Un saludo e alla prossima! Cercherò di cucinarlo anch'io in Italia!