terça-feira, julho 18, 2006

A quem interessa uma nova guerra no Oriente Médio?



Pronto, agora virou uma guerra. A imprensa de Israel já fala de "guerra" em vez do termo "ofensiva".

Essa da foto acima é da Ministra da Relações Exteriores de Israel, Tzipi Livni. Ela ao lado do Primeiro Ministro Ehud Olmert e o ministro da Defesa Amir Peretz, formam o tripé da corrida bélica em Israel.

Antes de Ariel Sharon sofrer o derrame e ser afastado do cargo, Ehud Olmert já falava do seu ódio e de como trataria os Palestinos: na bala!

O que leva uma senhora aparentemente tão distinta a decretar a morte de tantos civis e a declarar publicamente o seguinte: "não é o momento de falar em um cessar-fogo ou no envio de uma força de paz internacional ao sul do Líbano"?

O que não me causa surpresa é o fato de que manifestações nas ruas das cidades israelenses pedem o fim da guerra. As televisões americanas não mostram isso. Eles querem que pensemos que o povo de Israel na sua totalidade aprova estes atos de genocidio.

Os manifestantes conduziam cartazes com os dizeres: "Basta de loucura militar", "Não existe solução militar", "Parem os canhões e salvem os civis", "É melhor libertar prisioneiros do que escavar sepulturas".

Uma reportagem do portal Ynet diz o seguinte: "o jornalista Amnon Levy dirige uma série de perguntas à "troica" que lidera o país – o primeiro-ministro Ehud Olmert, o ministro da Defesa Amir Peretz e a ministra do Exterior Tzipi Livni.

"Para onde vocês estão nos conduzindo? Por que vocês se negaram a considerar a proposta de cessar-fogo do primeiro-ministro libanês? Quais são os objetivos?", pergunta Levy.

"Os bombardeios de áreas civis em Beirute, a morte de civis, vão levar muitas pessoas no Libano, as mais moderadas, a aderir ao círculo de ódio contra Israel... peço a vocês que contem até dez antes de apertar o gatilho e que procurem uma maneira de alcançar um acordo diplomático com o governo libanês", acrescenta Levy".

Olha, a maioria do povo de Israel não quer a guerra. A maioria do povo palestino e libanês também não. Eu não quero a guerra, a maioria do mundo idem.

Então quem quer esta guerra? Resposta: os extremistas do dois lados, os Estados Unidos (Bush quer controlar a região através de Israel) e os fabricantes de armas. Estes querem a guerra a qualquer custo.

Fonte: BBC

Nenhum comentário: